domingo, agosto 31, 2003

SELECÇÃO NACIONAL MAIS VERDE...

Luis Filipe Scolari convocou três jogadores do Sporting para representarem a Selecção Nacional nos encontros frente à Espanha e à Noruega: Beto, Ricardo e Rui Jorge! Com a quantidade de boas exibições que tem feito, sendo mesmo ultimamente o melhor central do Sporting que tal convocar Hugo?

|

UI QUE MEDO...

O FC Porto vai jogar de raiva e se depender da vontade do técnico, o Sporting é quem vai pagar a factura da frustração causada pela derrota no Mónaco. José Mourinho perdeu a Supertaça, mas reencontrou a equipa e até já voltou a dizer que vai ser campeão.

Mas será que este tipo não tem a noção do ridículo? Eu acho que aquilo a que chamam a arrogância do treinador do FC Porto é parvoíce pura...quem vai pagar é o Pinto da Costa que vai ter que voltar a usar o livro de cheques para os homens de preto!

|

sexta-feira, agosto 29, 2003

GRANDE LIEDSON...começa bem!

No site do SCP: "Liedson é a mais recente contratação do Sporting. O avançado brasileiro assinou um vínculo por três anos, com mais um de opção, sem pensar duas vezes, assegura. A vinda para Alvalade foi “a melhor escolha” da sua carreira, até porque o ingresso no futebol europeu era a prioridade. Surpreendido com a Academia e o novo José Alvalade, o avançado “canarinho” acredita que a relação com o Sporting será duradoura."

|

NÃO ESTÁ MAL...

Malmoe (Suécia) é o adversário do nosso Sporting na primeira eliminatória da Taça UEFA...bem acessivel, aliás como qualquer equipa, desde que joguemos como temos feito ultimamente! A extracção determinou que o primeiro jogo é em Alvalade. Os jogos realizam-se a 24 de Setembro e 15 de Outubro.

|

quinta-feira, agosto 28, 2003

BLOGUE, DEFENSOR DA MESMA CAUSA, a não perder...

Interessante post em que se fala da comparação entre Sporting e Barcelona:
Bola Verde

|

Nélson recusa jogar no Everton

" Os responsáveis do clube inglês contavam já utilizar o guarda-redes sportinguista no próximo sábado, frente ao Liverpool, mas à última da hora Nélson declinou o convite para jogar por um ano no Everton."

Pois é, não é fácil a um sportinguista deixar o seu clube do coração...

|

COMO TUDO COMEÇOU...

No site do SCP:«Queremos que este Clube seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa». O voto foi formulado há 94 anos pelo Visconde de Alvalade, então presidente da Direcção de uma entidade desportiva que acabava de nascer e se iria chamar Sporting Clube de Portugal. Ao voto, o Visconde de Alvalade juntou a cor verde da esperança. A história tem vindo a dar-lhe razão e, quase cem anos depois, o Sporting, consolidado por um passado ímpar, lança-se em novos e grandes desafios.

Tudo começou, de facto, há 99 anos. A 26 de Agosto de 1902, o Sport Club de Belas disputou o seu primeiro e único desafio de futebol, contra um grupo de Sintra, e venceu por 3-0. O desafio realizou-se em Seteais, onde «tinham sido instalados palanques e tribunas», conta Júlio de Araújo, depois presidente da Direcção. O Rei e a família assistiram ao que foi um acontecimento promovido por jovens aristocratas atraídos pelas emoções de um desporto, o Foot-Ball, já enraizado e popularizado em Inglaterra. O «Diário de Notícias» relatou que «num círculo compacto assistiam mais de quatro mil pessoas, cheias de animação e de interesse».

O Sport Club de Belas não era ainda o Sporting, mas os seus jovens animadores, Francisco Ponte e Horta Gavazzo e o irmão, José Maria da Ponte e Horta Gavazzo, acabavam de lançar uma dinâmica que se revelou irreversível. Belas era local de veraneio de numerosos jovens que residiam efectivamente em Lisboa, alguns deles na zona do Campo Grande.

Em reunião realizada quase dois anos depois, na Pastelaria Bijou, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, alguns deles decidiram retomar a experiência de Belas e fundar o Campo Grande Football Club. Estava-se em 1904, e o novo clube ficou com sede instalada num quarto do segundo andar do Solar dos Pinto da Cunha, edifício que ainda existe e faz a esquina entre a Alameda das Linhas de Torres e o Campo Grande propriamente dito. Além dos irmãos Gavazzo, participaram nessa reunião fundadora o jovem José Holtreman Roquette (José Alvalade), José Stromp e outros entusiastas da prática desportiva.

A imprensa anunciou, na ocasião, que o clube era «constituído por elementos de boas famílias». O Visconde de Alvalade, avô de José Alvalade, foi designado presidente, a título honorífico.

Futebol, esgrima, ténis, corridas, saltos, festas sociais e piqueniques foram as principais actividades dinamizadas pelo novo clube durante os primeiros dois anos de existência. Em 1906 os ambientes turvaram-se e gerou-se uma divisão entre os membros que defendiam uma instituição vocacionada para festas e actividades de convívio social e outros que insistiam na dedicação à vertente desportiva.

|

A NÃO PERDER NO JORNAL DO SPORTING:

JornalSporting

|

BOAS NOTÍCIAS...

Não, não é a eliminação do Benfica! O fungo no relvado de Alvalade está praticamente inactivo:a garantia é dada pelo engenheiro Manuel Pedro Melo, responsável da RED, empresa que se ocupa do tapete supostamente verde do novo estádio. As condições reuniram-se para a proliferação do pitium, mas o vírus está controlado há 15 dias.

|

quarta-feira, agosto 27, 2003

PARA MAIS TARDE RECORDAR:

SPORTING, 3 - MANCHESTER UNITED, 1

O jogo inaugural do Estádio José Alvalade seria sempre histórico. Mas foi com um jogo memorável que se escreveu mais uma bela página deste grandioso Clube. Luís Filipe fez o primeiro golo de um Estádio onde o Sporting vai viver muitos momentos de glória e conquistar títulos que irão engrandecer o palmarés. João Pinto marcou por duas vezes, inscrevendo o nome na galeria do estádio

FICHA DE JOGO 6 de Agosto de 2003 - 52.000 espectadores
Local: Estádio José Alvalade
Árbitro: Duarte Gomes
SPORTING: Ricardo, Miguel Garcia (Mário Sérgio, 76m), Hugo, Beto (Polga, 81m), Rui Jorge, Custódio, Rochemback (Paulo Bento,70m), Luís Filipe (Tello, 63m), João Pinto (Toñito, 85m), Silva (Lourenço, 69m) e Ronaldo
Treinador: Fernando Santos
Suplentes não utilizados: Nelson, Tiago, Mário Sérgio, Quiroga, Rui Bento, Carlos Martins, Niculae, Sá Pinto, Paíto, Clayton, Toñito e Pedro Barbosa
Disciplina: Cartão amarelo a Tello (90m)
Golos: Luís Filipe (25m) e João Pinto (61 e 80m)
Manchester: Barthez, Michael Silvestre, Rio Ferdinand, John O’Shea (Mark Linch, 55m), Nicky Butt (Phill Neville, 60m), David Bellion, Eric Djemba Djemba, Quinton Fortune (Van Nilstelroy, 70m), Paul Scholes (Darren Fletcher, 60m), Kieran Richardson (Danny Pugh, 60m) e Solskjaer
Treinador: Alex Fergusson
Suplentes não utilizados: Roy Carrol e Roy Keane
Disciplina: Cartão amarelo a Phill Neville (73m)
Golo: Hugo (p.b., 87m)

|

A VERGONHA CONTINUA

A Liga de Clubes decidiu, “a título excepcional”, adiar o Académica Benfica da terceira jornada da Superliga para 29 de Outubro admitindo, dessa forma, violar os seus próprios regulamentos.
Ver mais no site do SPORTING ( link no lado direito!)

|

PÉSSIMAS NOTÍCIAS...

...para quem já se habituou ao luxo e ao conforto do Alvalade XXI, como eu, porque consta que o Sporting corre o risco de se ver obrigado a actuar temporariamente em casa emprestada por causa do mau estado do relvado.

|

O HOMEM DO APITO NAS ANTAS

Vá lá: o árbitro Olegário Benquerença foi nomeado para apitar o FC Porto-Sporting da próxima terça-feira, jogo da 3ª ronda da SuperLiga.

|

ORA AÍ ESTÁ O QUE PODE VIR A SER UMA EXCELENTE CONTRATAÇÃO

O médio ofensivo Lucas Castroman, da Lázio, está sob interesse do Sporting. A notícia vem no jornal desportivo O Jogo, que refere ainda a disponibilidade do Velez Sarsfield, actual clube do argentino, para negociar 50% ou da totalidade do passe do ex-futebolista da Lázio. E este jogador tem uma vantagem: tem currículo no jogo dos "empurrões" com o Mourinho ( meia-final da taça UEFA ).

|

NOVO REFORÇO:

O Liedson pode ter trabalhado até aos 21 anos num supermercado ( como alguns mal-intencionados já referem ) mas se tiver qualidade, como assim espero e acredito, que interessa isso, vindo de um país onde os talentos abundam?
Que venha, que faça muitos golos e que no final da época ninguém se lembre de um tal Mário Jardel!

|

BENFICA-LAZIO

Tenho muita pena mas acumulo a minha condição de sportinguista com a de anti-benfiquista, logo:

- que a Lazio vença no Bessa e que o Benfica venha jogar na UEFA; pode ser que nos encontremos!

|

terça-feira, agosto 26, 2003

INAUGURADO HOJE!

Este promete ser um espaço de expressão da indelével fé e crença no seguinte lema:

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória
eis o
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

|