Sangue LEONINO
sábado, setembro 04, 2004
É SÓ RIR...
Querem rir com o exemplo de profissionalismo que abunda para os lados mais avermelhados da segunda circular?
"ó mister, meta este para segurar o meio-campo...
"
"quem é o número "diéz" do Beira-Mar?
"
|
<< Home
O NOSSO CLUBE
Sporting CP
AS NOSSAS CLAQUES
Directivo XXI
Juve Leo
Torcida Verde
BLOGUES LEONINOS
5 violinos
A GÃria do Futebol
DUXXI Blog
Leonino
Rei da Selva
Sociedade Leonina
Sporting ao Longe
Sporting Forever
SCP-Uma Paixão
Sporting Sempre!
Sporting...sempre!
Sporting e Outras Coisas
Sporting XXI
Ultra Verde&Branco
VALE A PENA LER
on-line
E-mail Leonino
"O SPORTING NASCEU UM DIA
SOB O SIGNO DO LEÃO
E APRENDEMOS A AMÃ-LO
E A TRAZÊ-LO NO CORAÇÃO
RAPAZIADA OIÇAM BEM O QUE VOS DIGO
GRITEM TODOS COMIGO
VIVA O SPORTING
RAPAZIADA QUER SE POSSA OU SE NÃO POSSA
A VITÓRIA SERà NOSSA
VIVÓ SPORTING!
BANDEIRA VERDE O LEÃO
E UMA ESPERANÇA SEM FIM
MUITA FÉ NO CORAÇÃO
O SPORTINGUISTA É ASSIM
AI VAMOS LÃ CANTAR A MARCHA
QUE É A DE TODOS NÓS
CANTAM TODOS OS DO SPORTING
DESDE OS NETOS AOS AVÓS"
O NASCIMENTO EM 1906
O Sporting Clube de Portugal comemora o seu centenário em 2006 e até na forma séria como contabiliza a sua longevidade revela como é diferente. Alguns clubes contam a sua idade a partir de datas mais remotas, recorrendo à fundação de entidades que lhes deram origem; outros contam como válidos muitos anos de inactividade e de inexistência registados a seguir à data em que foi estabelecida a sua fundação. É uma questão de critérios, que não são uniformes. Para ser mais «idoso», como outros se dizem, o Sporting poderia ter fixado como data da sua fundação a do Sport Club de Belas (1902) ou mesmo a do Campo Grande Sporting Club (1904), mas não o fez. Nesses dias de 1906 ficou traçado o caminho: futebol sim, mas ecletismo também, correspondendo à vocação atlética multidisciplinar de alguns dos seus fundadores. Em 1907, D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro) autorizou que o leão rampante do seu brasão fosse utilizado no emblema do Sporting, desde que não fosse sobre fundo azul. «... Não de oiro armado de vermelho em campo azul, como nos Pombeiros, mas de prata armado em preto, em campo verde, como correspondia à s lÃmpidas, firmes e esperançadas intenções dos seus fundadores», recorda Jùlio de Araújo. O verde fora, de facto, sugerido pelo Visconde de Alvalade, simbolizando a sua esperança no novo clube.
ANOS DE OURO
Os anos de quarenta e cinquenta foram de ouro para o Sporting. Dez dos 18 tÃtulos de Campeão Nacional de Futebol conquistados pelo Sporting aconteceram nesses vinte anos, aos quais se juntaram quatro das 13 Taças de Portugal que figuram no palmarés do clube. De 1946-47 a 1953-54 o Sporting venceu sete dos oito campeonatos em disputa, juntando um tricampeonato e um tetracampeonato - ficando a época de 1949-50 de permeio. Foram os anos dos «violinos, de grandes e históricas equipas que conquistaram enorme fama nacional e internacional, de técnicos como Cândido de Oliveira, Armando Ferreira e outros. De tal maneira esses tempos foram impressionantes aquém e além-fronteiras que, apesar de não ser campeão nacional nessa temporada, o Sporting foi convidado para participar na primeira edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1955-56.
MUITAS GLÓRIAS
De 1960 até aos nossos dias, o ponto alto do Futebol foi a conquista da Taça Europeia dos Vencedores de Taças, em 1963-64, uma epopeia que passou por três jogos suplementares, incluindo a final, uma vitória de 5-0 sobre o Manchester United e uma goleada de 16-1 sobre o Apoel de Chipre, que ainda hoje é recorde das competições europeias de clubes. Com a extinção da Taça das Taças na temporada de 1998-99 e respectiva integração na Taça UEFA, o Sporting torna-se assim o único clube português a poder ostentar este tÃtulo histórico. Em 1974, com 46 golos, Hector Yazalde, ponta-de lança do Sporting, conquista a Bota de Ouro dos goleadores europeus. O seu recorde ainda hoje se mantém. No Hóquei em Patins o Sporting registou uma gloriosa vaga europeia entre 1975 e 1990, com uma Taça dos Campeões Europeus - era a melhor equipa do mundo na altura - três Taças das Taças e uma Taça CERS. O Atletismo é uma constante fonte de orgulho para o Sporting. Carlos Lopes conquista três Campeonatos Mundiais de Corta-Mato, uma medalha de ouro e uma medalha de prata em Jogos OlÃmpicos. O corredor do Sporting empolgou o paÃs com a sua vitória na maratona olÃmpica de Los Angeles, em 1984. Fernando Mamede ainda é recordista europeu dos 10 mil metros, depois de ter sido recordista mundial até chegar a vaga africana de fundistas. Presentemente, o Sporting é, juntamente com os campeões russos, o único Clube que tem equipas masculina e feminina na primeira divisão das Taças dos Campeões Europeus de pista. O Andebol, outra das modalidades com uma mÃstica especial no Clube, conquistou um pentacampeonato entre 1968-69 e 1972-73, feito ainda por igualar em Portugal. João Roque, Leonel Miranda, Joaquim Agostinho e Marco Chagas, entre outros, brilharam no ciclismo, em estradas portuguesas e estrangeiras. Agostinho - terceiro lugar numa Volta à França, segundo numa Volta a Espanha, vencedor de três Voltas a Portugal - morreu a 10 de Maio de 1984, na sequência de uma queda provocada por cães quando seguia com a camisola amarela na Volta ao Algarve, em representação do Sporting. Uma nota para o Ténis de Mesa e os seus recordes insuperáveis. Entre 1984-85 e 1994-95 o Sporting ganhou 11 Campeonatos Nacionais consecutivos. Registo ainda para o Bilhar, onde os representantes do Sporting brilham individual e colectivamente na elite europeia da modalidade.
Últimos posts
FILMES A MAIS... Este, ou andou a ver filmes a ma...
MUNDO SPORTING O “Mundo Sporting” (novo museu) ab...
NOVO-RIQUISMO SALOIO! Contratam dois jogadores ao...
ARRANQUE Arranque da nossa participação na Superl...
UM CLUBE MEDALHADO Eis as medalhas conquistadas p...
SUPERTAÇA EUROPEIA Será que com a derrota por 2-1...
TAÇA UEFA E pronto, lá vamos ter que eliminar os ...
ANEDOTA DO DIA "Os adeptos que viram esta partida...
A VERDADEIRA REALIDADE DOS LAMPIÕES! Treino com p...
QUE SORTE! Após a derrota com o Anderlecht por 3...
<< Home