sexta-feira, abril 30, 2004

MAIS UMA, TRIPEIRADA!

Pois é , tripeirada, mais uma derrota, agora em Vila do Conde! Basta ficarem sem 2 ou 3 jogadores-chave e logo se vê... o relvado estava em más condições? Ah, também para o Rio Ave!

|

MERECIDÍSSIMO!



Carlos Lopes vai ser homenageado domingo antes do "derby" Sporting-Benfica, da 33ª jornada da Superliga, pelo 20º aniversário da conquista da medalha de ouro e do recorde olímpico da maratona nos Jogos de Los Angeles84.

O antigo fundista "leonino", ainda detentor do recorde olímpico, receberá das mãos do presidente e do vice-presidente do Sporting, Dias da Cunha e Moniz Pereira, respectivamente, uma medalha comemorativa do feito.

|

MUITO BEM!

Rui Jorge vai poder jogar no «derby» de domingo frente ao domingo, apesar de já estar confirmada a contra-análise anti-doping positiva ao corticóide budesonida.

A Federação diz que ainda não foi oficialmente informada.

|

quinta-feira, abril 29, 2004

BARBOSA!

Pedro Barbosa deverá renovar o seu contrato por mais um ano com o Sporting, revelou hoje o próprio jogador, avançando que o acordo deve estar concluído, "de certeza absoluta", até ao final da presente Superliga.

|

A TRANSPARÊNCIA DO COSTUME

A Câmara Municipal do Porto pode ter sido prejudicada em cerca de três milhões de euros, na sequência de um contrato que celebrou com o Futebol Clube do Porto nos anos de 1999 e 2000.

Um relatório da Inspecção Geral de Finanças (IGF) de 2003, considera que a gestão do socialista Nuno Cardoso beneficiou o FC Porto, cedendo ao clube direitos de construção em quatro lotes no parque da cidade através de um contrato de permuta que levanta sérias dúvidas aos inspectores das finanças.


Eis senhores, os campeões...dos negócios escuros!

|

TALISMÃ RICARDO

Ricardo é uma pedra no sapato do Benfica. Com ele na baliza, a sina dos encarnados é o empate ou a derrota.

A realizar uma época irregular, COMO ONTEM SE VIU, o guardião pode aproveitar o peso da tradição para se motivar, arrancando exibição que conduza o Sporting à Liga dos Campeões.

|

BETO

São boas as indicações que Beto tem dado no trabalho de recuperação da lesão muscular que o afastou do jogo com o U. Leiria, no passado sábado. O central tem realizado trabalho de ginásio e tratamento, no departamento médico da Academia, e fará hoje o derradeiro teste para saber se poderá regressar ao relvado.

|

quarta-feira, abril 28, 2004

PARA A PRÓXIMA ÉPOCA!

Chegou ao Nacional da Madeira recomendado por Luiz Felipe Scolari...chama-se Casemiro Mior e treina a equipa-sensação deste campeonato!

Um homem sério, trabalhador, e que acima de tudo, faz aquilo que gosta e que é trabalhar com o futebol.

Aí está quem pode e deve substituir Fernando Santos! E traga com ele Rossato e Adriano!

|

PARA OS JOVENS LEÕEZINHOS!



A Sporting.Com e a editora Prime Books puseram à venda “O Meu Primeiro Livro do Sporting”, um trabalho inédito no qual se conta a história do Sporting aos mais jovens. Dedicado a uma faixa entre os 7 aos 12 anos, em boa verdade é uma obra para todos, dos mais aos menos jovens.

|

CAPITÃO

Beto voltou a falhar o treino desta manhã do plantel do Sporting, pelo que continua a ser a grande dúvida para o «derby» frente ao Benfica.

|

SENSATEZ

Ao contrário de alguns comentários infelizes ( alguns deles feitos neste blogue ) sobre o caso Rui Jorge, aqui fica o que o técnico campeão do Mundo pensa...o tal que não faz seguramente favores a ninguém e que tem muitos anos de ALTA competição!

Luiz Felipe Scolari apelou a uma apreciação sensata do caso de doping que ameaça afastar Rui Jorge do Europeu. "Conto com ele",

A hipótese de uma suspensão privar a selecção do atleta deixa o técnico "apreensivo" e à beira da indignação: "Quero publicamente manifestar o meu apoio total ao Rui. Farei o que puder para que ele participe do Euro. Ele não tem culpa nenhuma.

Entendo, também, que é o momento de as pessoas pensarem que, se é apenas por uma questão processual, à qual é alheio, isto não deve seguir em frente. Não sei quem terá de decidir, mas, se o Rui Jorge for penalizado será o cúmulo das aberrações e pretendo lutar ao lado dele, porque o quero comigo no Euro".

|

ENCAIXEM ESTA, PRIMA DONNAS TRIPEIRAS!



Colocado perante a dispensa de cinco jogadores do FC Porto habitualmente convocados - Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Costinha e Deco - que, a pedido dos "dragões", foram poupados do encontro desta noite tendo em vista o embate com o Corunha para a segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões, Figo foi directo:

"Acho que em determinados momentos é preferível olhar para os interesses dos clubes, porque estão numa competição extremamente importante.
Mas ao mesmo tempo é preciso haver também tolerância em relação à Selecção Nacional. Não é só exigir, e depois, quando se trata da Selecção, não se quer saber. Todos nós temos compromissos importantes. Em certas alturas também vivi momentos importantes no meu clube e estive sempre na selecção. "

|

CÁ VOS ESPERAMOS, LAMPIÕES!

Na Bola:

Alvalade vai encher. Se dúvidas havia quanto ao número de espectadores que assistirão, in loco, ao derby de domingo—19.15 horas—, foram ontem desfeitas.

Tal como A BOLA havia noticiado, os bilhetes que restava vender no Ticket Office do novo Estádio José Alvalade eram poucos e aos preços mais altos, correspondentes à bancada central. E ontem voaram todos. Desde a hora de abertura das bilheteiras, 12.30 horas, que muitos adeptos mais atrasados ocorreram em busca de ingresso e depressa a lotação ficou esgotada.


O ambiente estará criado...vamos a ver se a vossa vulgar equipa treme!

|

terça-feira, abril 27, 2004

NOVO TREINADOR?

Sou daqueles que pensa que Fernando Santos já não tem condições para ficar em Alvalade, mesmo que alcance o segundo lugar.

Creio que deveríamos ter na próxima época, um treinador moderno e disciplinador, mas neste momento não consigo lembrar-me de um português que seja, que preencha estes requisitos...

Estrangeiros? Victor Fernandez, Arsène Wenger ( é sonhar alto )...

|

VENHA ELE!

Em fim de contrato com o Nápoles, Vidigal esteve ontem em Alvalade num evento de promoção e deixou em aberto a possibilidade de voltar ao Sporting.

|

segunda-feira, abril 26, 2004

TODOS A ALVALADE!



No próximo fim-de-semana, todo o SPORTINGUISTA que se preze tem de comparecer em ALVALADE, para dar o seu apoio no jogo com os lampiõezecos!

Vamos repetir a vitória da primeira volta ( em 04/01/04 ) e o banho de futebol que lhes oferecemos!

|

ASSIM SE FAZ UM CAMPEÃO

Agradeço ao VISCONDE D'ALVALADE a informação enviada que agora apresento e que me faz renunciar, neste caso, ao meu desportivismo e não felicitar o novo campeão nacional de futebol. Campeão com mérito e com justiça, não foi de certeza!

1ª.Jornada
Porto 2 Braga 0
Fora de jogo mal assinalado a Castanheira, depois de passar por Baía, era golo do empate (1-1)

4ª.Jornada
Expulsão de Edson, numa possível penalidade a favor do Leiria, quando o resultado era (1-1) numa fase ascendente do jogo a favor do Leiria.
5ª.Jornada
Porto 2 Benfica 0

Três expulsões de jogadores do Porto (R.Carvalho-Costinha-Maniche) na analise do "jogo" por 3 arbitros foi confirmado,que deveriam ser expulsos,Ricardo Carvalho derruba Simão quando este se isolava para a baliza (26m)Costinha atinge Simão por trás em manifesta situação de colocar em perigo a integridade física do jogador (48m)Maniche pisa Petit na barriga prepositadamente (74m).
6ª.Jornada
Guimarães 1 Porto 2
Golo mal anulado ao Guimarães, quando o resultado era de (1-1) milagre a contestação do Pimenta e Inácio tamanho foi o roubo...........
9ª.Jornada
Boavista 0 Porto 1
Golo mal anulado ao Boavista quando o resultado era de (0-0) golo do Porto procedido de falta sobre Filipe Anunciação.Deco e Nuno Valente,deveriam ser expulsos por entradas violentas, sobre Duda e Fary, (imprensa foi unanime).
11ª.Jornada
Moreirense 1 Porto 1
Penalti por marcar contra o Porto aos 90m.de jogo, opinam unanime dos comentadores desportivos, especialmente no jornal "O Jogo"
13ª.Jornada
Maritimo 2 Porto 2
Penalti inventado da igualdade ao FCP.O resultado era (1-0),imprensa confirmou.
Nas jornadas do Porto-Paços de Ferreira e Porto-Braga ficaram por marcar uma grande penalidade contra o Porto quando o resultado era de 2-0
15ª.Jornada
Alverca 1 Porto 2
Penalti por marcar contra o Porto com o resultado em 1-2.O segundo golo do Porto,nasce de uma falta contra o Porto que não foi assinalada. Expulsou jogador do Alverca por simular um penalti (duvidoso...) Mas o Deco caía constantemente e nem 1 amarelo .Couceiro disse ter abandonado o banco por sentir agonia com aquela arbitragem

16ª.Jornada
Porto 1 Rio Ave 0
Penalti não existente aos 90m de jogo dá vitória ao Porto depois de mal assinalados 2 fora de jogo, quando os jogadores do Rio Ave caminhavam isolados para a baliza.Uma série de faltas a entrada da area portista e nada assinalado.Faltas atrás de faltas contra o Rio Ave,enfim......... o jogador do Rio Ave (Mozer) no final do jogo disse não ser nenhum palhaço tamanho foi o roubo


Sporting 1 Porto 1
No penalti,Baía devia ser expulso,assim como o Deco (c/2 amarelo) e Paulo Ferreira na 2ª. Penalidade a favor do Sporting. Imprensa unanime.
24ª.Jornada
Académica 0 Porto 1
Duas expulsões (Pedro Emanuel/Nuno Valente)entradas violentas,quando o resultado era (0-0) para além de faltas inventadas,assim como uma delas quando Baía tirou a bola da cabeça de 1 adversário, colocando nos pés de outro com possibilidade de fazer o 0-1

Porto 4 Belenenses 0
Dois primeiros golos ilegais (Jorge Coroado confirmou no Jogo) Três foras de jogo mal assinalados ao Belenenses,com possibilidade de fazer golo,faltinhas por tudo e por nada,amarelos para o Belenenses e Porto com entradas duras e nada.....para o Inácio contestar, imaginem

26ª.Jornada
Porto 1 Moreirense 0
Golo do Porto procedido de falta inventada ( alias era contra o Porto)aos 89m. As faltas eram tantas que o Moreirense não podia sair da area, é uma vergonha e inaceitavel nomearem um arbitro assumidamente portista para este jogo pois tantas faltas inventou que uma tinha que dar golo, alias a jogada nasce de mais uma falta sobre o guarda-redes (empurrão claro) e o arbitro marca canto......palavras do treinador do Moreirense
29ª.Jornada
Gil Vicente 2 Porto 0
Aos 15m. Baía defende a bola com as mãos foar da area, o arbitro nem falta nem vermelho, Deco tem 2 entradas violentas para vermelho e nem amarelo viu.Yuri caminhava isolado para a baliza e como de costume,fora de jogo erradamente.

|

SEMPRE!

Dias da Cunha:

“Olhem para a equipa técnica e para os jogadores com confiança. É isso que precisamos para o jogo com o Benfica, que é decisivo.
Espero que seja um jogo em que os jogadores obtenham o resultado pelo que praticaram em campo e não com outras situações envolventes.
O apoio é muito importante, não basta aparecer só quando há vitórias. O nosso leão precisa de nós. O “leão” somos todos nós”.

|

AH, POIS!

José Mourinho:
"Comigo ou não, o FC Porto vai continuar a ganhar"

Não duvido daquilo que esse senhor quer dizer; enquanto houver sistema mafioso e um PC a controlá-lo, aqueles tipos nem precisam de treinador!

|

SOFRER ATÉ AO FIM...

Em relação ao jogo de Leiria, só me apetece dizer que jogámos uma grande m****!

Mesmo assim, acredito que temos futebol mais do que suficiente para garantir o segundo lugar, ganhando aos toscos lampiões.

Já agora, vejamos o que diz o orgão oficial dos lampiões ( a BOLA ) sobre a arbitragem do jogo deles com o E.Amadora:

"Ao nível mais pobre do jogo quando aos 14 minutos assinalou grande penalidade contra o Est. Amadora. Tratou-se no entanto de um erro processual do árbitro auxiliar, que induziu o chefe de equipa para uma falta que Hugo Carreira na verdade não cometera sobre Armando"

Está tudo dito!

|

sábado, abril 24, 2004

FORÇA, RUI!



A minha total solidariedade para com RUI JORGE, um grande Atleta e um grande Homem, que não merece a situação em que o fizeram caír!

A minha total repulsa em relação a quem está a tentar colocar o seu bom nome em causa!

|

quinta-feira, abril 22, 2004

INCRÍVEL

Abordando o jogo do Bessa e o relatório do juiz de Setúbal, o técnico do Sporting negou que claramente que a expulsão de Rui Jorge tivesse ocorrido por impropérios dirigidos a Bruno Paixão.

“Tenho o relatório em cima da minha secretária. Em relação ao primeiro cartão amarelo, diz que o jogador foi admoestado por ter feito uma falta, dito “Isto é falta? e ter posto as mãos na cabeça. E diz que o Rui Jorge foi admoestado com o segundo cartão amarelo por ter interrompido uma jogada prometedora do adversário. Foi uma promessa..."

|

SÓ PODIA

|

JÁ FALTOU MAIS...

|

POIS É!

|

ARBITRAGENS

Custa muito sentir o sabor do nosso próprio veneno, não é tripeirada? Ontem sentiram aquilo que os outros sentem quando jogam contra vocês!

|

quarta-feira, abril 21, 2004

A CORRUPÇÃO

Interessante Comunicado da Direcção do SCP.

|

MUCHA SUERTE!

|

terça-feira, abril 20, 2004

NÃO SEI POR QUÊ...

Ao ler a notícia da detenção de Valentim Loureiro, não sei por que razão ( ???? ) me vêm à cabeça alguns nomes:

- Pinto da Costa;
- Reinaldo Teles;
- António Garrido;
- João Loureiro;
- Mesquita Machado;
- Adriano Pinto;
- João Rodrigues;
- Cunha Leal;
- Vitor Vasques;
- Pimenta Machado;
- António Duarte.

Deve ser o meu subconsciente a delirar...


|

AINDA ACREDITAM EM COINCIDÊNCIAS?

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Valentim Loureiro, foi detido pela PJ sob suspeita de prática de crimes de falsificação de documentos, corrupção no fenómeno desportivo e tráfico de influências.

Eu cada vez mais acredito na existência de um SISTEMA MAFIOSO do futebol português, o qual aos poucos vai sendo desmascarado...

|

segunda-feira, abril 19, 2004

GARRIDO...O ANGARIADOR?

Será que se confirma o papel de António Garrido como "embaixador" do FCP no sombrio mundo da corrupção na arbitragem?

|

PAIXÃO...DO SISTEMA!

No Bola Quadrada do site do SCP:

Ainda o trio do Norte Shoping

Dir-se-á que parte do mistério está decifrada. O árbitro Bruno Paixão tem sido visto por ambientes portuenses desde Sexta-Feira Santa, em particular no Norte Shoping, por ter sido convidado a arbitrar jogos de um torneio da Associação de Futebol do Porto. Estava ali mesmo à mão, Coina fica apenas a 350 quilómetros da Invicta e, como se sabe, há poucos juízes no Norte do País. Sabe-se também que a presença frequente de António Garrido junto de Paixão se deve ao facto de o ex-árbitro ter sido encarregado pela mesma Associação de acompanhar os árbitros do torneio.

O que falta decifrar do enigma é o facto de, apesar da tarefa generalista de que foi incumbido, Garrido ter privilegiado acompanhar Bruno Paixão e o assistente António Perdigão, o primeiro dos quais vai dirigir o Boavista – Sporting e o segundo será assistente no Beira Mar – FC Porto. Sherlock precisa-se.


Mas ainda há alguém que consiga negar a existência de uma mafia no futebol português cujos principais beneficiados são o FC Porto e o Boavista?

Cambada de míopes...

|

domingo, abril 18, 2004

AINDA EXISTEM DÚVIDAS?

No JOGO:

Um dedo no resultado

Não desviou nenhuma bola para a baliza, nem assinalou qualquer penálti, mas, com a expulsão de Rui Jorge, Bruno Paixão "partiu" o Sporting. Os protestos de Rui Jorge até poderiam justificar o amarelo (se bem que não nos pareceu que fosse esse o caso), mas o facto é que o lateral não tinha feito qualquer falta sobre Martelinho. Ou seja, se não fosse o erro do juiz, nada se passaria... Acrescente-se, no capítulo técnico, aos 16', terá havido um penálti de Turra sobre Liedson (daqueles que apenas se vêem na TV), no seguimento de um canto. Os jogadores nem complicaram, o árbitro é que sim.


Unanimidade total na apreciação aos lances que obrigaram o Sporting a alinhar com menos um jogador a partir dos 77 minutos. Uma injustiça, tendo em conta que nenhum dos dois cartões amarelos exibidos a Rui Jorge se justificava. O Sporting foi ainda prejudicado quando Liedson foi "travado" por um dos árbitros-assistentes de forma incorrecta.

Na BOLA:

BRUNO PAIXÃO (1)

Já nos referimos ao trabalho desta figura que somos forçados a aceitar como árbitro. Somos porque quem manda no futebol assim o quer, mas será grande a felicidade quando Paixão se dedicar a outra actividade. Queremos continuar a acreditar que não há sistema, mas depois daquilo que vimos no Bessa... O Sporting tem todas as razões para dizer que foi espoliado.


No DIÁRIO DE NOTÍCIAS:

A reacção da equipa da casa era mais emotiva, mas mesmo assim acentuou-se à custa de um exagero de Bruno Paixão (mais um): Rui Jorge foi expulso devido a um preciosismo do árbitro e o Boavista cresceu.

No CM:

ÁRBITRO TRAI SPORTING

A jogar com dez, devido à expulsão de Rui Jorge – o árbitro foi excessivamente zeloso e pouco depois também mandou para o banho Pedro Barbosa –, a equipa ‘leonina’ não só permitiu o empate através de Frechaut, como logo a seguir o internacional Ricardo deixou, com uma defesa incompleta, o remate vitorioso de Fary.



No PUBLICO:

O Sporting perdeu o jogo no Bessa (2-1), perdeu Rui Jorge e Pedro Barbosa (expulsos) e deve, definitivamente, ter perdido o título para o FC Porto. Pelo meio, esbarrou no espectáculo de cartões do árbitro de Setúbal, porque pelo menos a expulsão de Rui Jorge, numa altura em que o Sporting estava em vantagem, pareceu injusta.

Bruno Paixão - Safou-se na primeira parte, foi sofrível na segunda. No golo do Sporting, é possível que Liedson estivesse ligeiramente adiantado, mas foi na distribuição de cartões que se perdeu. Novamente protagonista, o que, a propósito, não é bom num árbitro.

|

sábado, abril 17, 2004

O SISTEMA AGRADECE!

O sistema que hoje esteve de mãos dadas no Bessa, entenda-se João Loureiro e Pinto da Costa, deve estar satisfeito...

A todos aqueles que acusam Dias da Cunha, de exagerar ao falar da existência de um sistema mafioso no futebol português, só digo, que se hoje ainda ficaram com dúvidas, é porque são PARVOS!

|

ROUBO!

Assistimos hoje no Bessa a um roubo vergonhoso e ostensivo praticado por um autêntico "palhaço" chamado Bruno Paixão.

Com o jogo dominado, frente a uma equipa vulgar, a ganhar por 1-0, o imbecil de apito na boca arranjou maneira de partir a equipa do SPORTING ao inventar a expulsão de um atleta exemplar, como é Rui Jorge.

Neste caso, que se pode dizer mais, tal a nojeira? Eu não digo mais nada para não ser malcriado porque só me apetece mandar esse palhaço a um certo sítio...

|

quinta-feira, abril 15, 2004

AFINAL SEMPRE VAI AO EURO...

|

quarta-feira, abril 14, 2004

SABER CONTRATAR

Interessante artigo no jornal A Bola:

São oito mas mais parecem oitenta. Os reforços do Sporting desta época quase todos pegaram de estaca em Alvalade e a quatro jornadas do final da SuperLiga apenas dois ainda não convenceram. Clayton e Mário Sérgio não superaram as expectativas mas, em contrapartida, Liedson, Rochemback, Polga, Ricardo, Silva e Tinga já são considerados como imprescindíveis no esquema de Fernando Santos.

Parece que o tempo dos barretes enfiados em Alvalade já lá vai, ou seja, as contratações falhadas que só serviam para encher os bolsos de uns quantos...

Finalmente se vê o resultado de uma gestão profissional, correcta e equilibrada.

Mas por favor, dentro dessa nova política contratem o Adriano, o Rossato e o Nuno Assis, jogadores apesar de tudo acessíveis e cobiçados pelos nosso rivais directos!

|

USA...HERE WE GO!

O Sporting acertou ontem os pormenores da sua digressão de fim de temporada, a realizar nos Estados Unidos entre os dias 10 e 24 de Maio.

|

SOMOS MESMO DIFERENTES

Tinga confessou em conferência de imprensa que o que encontrou no Sporting superou todas as expectativas: “encontrei um Clube melhor do que pensava quer em termos de grupo como de estrutura.”

O médio afirmou que sentiu dificuldades na adaptação principalmente porque vinha de dois meses de paragem, “mas fui apoiado por todos e felizmente essa fase está ultrapassada.”

É assim mesmo...somos grandes e não precisamos de o andar a dizer constantemente como certos clubes provincianos com complexo de inferioridade!

|

terça-feira, abril 13, 2004

ADEUS PROFESSOR!

Peço desde já desculpa pelo atraso mas nunca é tarde para homenagear grandes SPORTINGUISTAS como é o caso do professor REIS PINTO, recentemente falecido.

Henrique Manuel Ruivo Reis Pinto, figura de referência do desporto português, no dirigismo, na ginástica e do Sporting, nasceu a 23 Dezembro de 1925, na Figueira da Foz. Professor de educação física, licenciado pelo Instituto Nacional de Educação Física, praticou vários desportos, nomeadamente ginástica, basquetebol, voleibol, futebol e remo.

Ingressou no Sporting em 1948, do qual passou a ser sócio em 1952, iniciando uma paixão que duraria 56 anos. Começou por ser componente da equipa principal de voleibol e, ao longo da sua carreira sportinguista, desempenhou os mais diversos cargos, entre eles o de vogal do Conselho Directivo nas direcções de José Roquette e de Dias da Cunha. Pediu para ser substituído nas eleições de 2002, para poder dedicar-se mais profundamente a toda a área desportiva, da qual passou a ser responsável, com o cargo de director desportivo. Reis Pinto foi distinguido com o "Leão de Ouro" por decisão da Assembleia Geral do Clube realizada em 27 de Outubro de 1978.

Profissionalmente, foi professor de Educação Física em diversas instituições oficiais e particulares. Desempenhou diferentes cargos oficiais quer junto da Direcção Geral dos Desportos, onde foi Coordenador Nacional do Desporto Escolar entre 1976 e 1977, Subdirector Geral dos Desportos entre 1977 e 1979, e Director Geral dos Desportos entre 1979 e 1981, quer junto da Câmara Municipal de Lisboa, onde colaborou como assessor do vereador do Desporto entre 1981 e 1982.

Na Federação Portuguesa de Ginástica foi Director Técnico de Ginástica Geral e Membro do Comité Técnico de Ginástica Geral, sendo desde 1996 presidente da Direcção, Patrono da Eurogym, a ele se ficando a dever a obtenção da organização da Gymnestrada que em Julho de 2003 se realizou em Portugal.
Em 1977, Reis Pinto foi nomeado representante do Ministério da Educação junto do Comité Inter-Governamental da UNESCO em Paris. Também em representação no MNE, esteve no Conselho da Europa em Estrasburgo em 1977.

Frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento no estrangeiro e tinha larga actividade editorial em publicações, revistas e livros da sua especialidade; proferiu numerosas conferências sob os temas da sua eleição.

Foi condecorado, a nível internacional e nacional, com as mais representativas condecorações, das quais se destacam:
Medalha de Mérito Desportivo - Governo da Nação em 1982.
Comendador da Ordem do Infante - Presidência da República em 1982. Colar "Valor, Mérito e Bons Serviços" em 1995.
Medalha "Reconhecimento" da União Europeia de Ginástica em 1993.

A nível Federativo e Associativo foi também distinguido com diversos prémios e medalhas, nomeadamente a Medalha "Bons Serviços" da Federação Portuguesa de Ginástica em 1968; Medalha "Mérito e Bons Serviços" da Federação Portuguesa de Ginástica em 1973; Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Ginástica em 1982; Colar "Valor, Mérito e Bons Serviços" da Federação Portuguesa de Ginástica em 1995.

Como quadro técnico do Departamento de Futebol do Sporting Clube de Portugal conquistou o Campeonato Nacional em 1962, a Taça de Portugal em 1963 e a Taça Europeia dos Vencedores das Taças em 1964.

Serviu o nosso Sporting Clube de Portugal com dedicação, devoção e competência ao longo de 56 anos.


|

MUITO BEM!

Miguel Garcia vai prorrogar o vínculo que o liga ao Sporting até 2005 por mais duas épocas esta semana. Figura assídua na equipa eleita por Fernando Santos, o 15 vai ser "leão" até 2007 e vê melhoradas as condições contratuais.

Isto sim, é preparar o futuro, ao contrário do que ouvi sobre a renovação de dois "jarretas" do "dragôn", que com 32 e 34 anos renovaram para garantir o futuro da equipa...ah ah só podem estar a gozar!

|

domingo, abril 11, 2004

NAS CALMAS



Vitória tranquila, por 4-0, com um hat-trick do nosso LIEDSON ( que pena não ter estado connosco logo no início do campeonato ); hat-trick, refira-se, constituído por magníficos golos...

Uma nota ainda para o nosso Nico: parabéns pelo golo!

Agora vamos ao Bessa mostrar aos tripeiros como se joga futebol e como se ganha um jogo nas calmas!

Quanto ao Estrela da Amadora: bye bye, até qualquer dia...

|

sábado, abril 10, 2004

GRANDES...ATÉ NO AUTOMOBILISMO!

Portugal torna a marcar presença na Fórmula 1 sob a égide do Sporting, único clube de futebol do Mundo a associar-se à principal modalidade do automobilismo.

O piloto português Rodrigo Gallego, que disputa o campeonato mundial de históricos na vertente de carros sem efeito de solo - modelos dos anos 70 e 80 -, representa a "Team Sporting F1", equipa ontem apresentada no Autódromo do Estoril com algumas voltas de exibição ao circuito. A parceria conta ainda com os apoios do BNP, GALP, Top Atlântico, Mec Auto e F&S Properties, sendo que a prova conheceu já a sua primeira etapa, no circuito do Bahrein.

Paralela ao campeonato regular, a competição de históricos não só corre nos mesmos circuitos, como tem vindo a gerar um profundo interesse junto das mais altas esferas da Fórmula 1, tal como explicou Rodrigo Gallego, que destacou igualmente a importância da associação ao emblema de Alvalade. "Sou sportinguista fanático e retive o importante facto de não existir qualquer agremiação onde predominasse o futebol ligada à Fórmula 1. Desafiei os responsáveis do clube e eles têm-nos prestando um apoio fantástico", revelou. "O nosso campeonato está a ter um impacto brutal e no Bahrein superou a Fórmula 1 de pilotos como Schumacher. Há até a hipótese de para o ano seguirmos em conjunto para todas as provas

|

FORÇA ROCA!

Operado ao joelho direito na manhã de quinta- feira, o nosso Rochemback deve deixar o hospital amanhã ao princípio da tarde.

Os responsáveis médicos leoninos preferem aguardar mais algum tempo para o joelho alvo de cirurgia drenar completamente antes de dar alta médica.

De qualquer forma, e mesmo tendo em conta as precauções médicas, Rochemback está bem e recomenda-se.

FORÇA, grande craque!

|

RECOMENDADO

Um site da amiga Filipa, sportinguista como nós:
  • SCP-Uma Paixão.

  • |

    quinta-feira, abril 08, 2004

    PARABÉNS

    Parabéns aos amigos e irmãos galegos pela reviravolta na eliminatória com o Milan! Grande vitória por 4-0!

    Parabéns Naybet e Duscher!

    Que continuem a ter muitos êxitos nesta época da Liga dos Campeões!

    |

    SÓ PARA LEMBRAR

    Agora que os tripeiros andam outra vez todos inchados gostava de lembrar aqui o seguinte:

    "Hoje assisti a uma das maiores vergonhas e injustiças que alguma vez vi num jogo de futebol.

    Uma equipa chamada fc porto foi empatar a MANCHESTER sem nada o merecer, depois de ser dominada durante todo o jogo!

    Paralelamente, ainda se viu o árbitro anular um golo LIMPINHO que seria o segundo, e a partir desse 2-0, ROUBADO, não tenho dúvidas que os tripeiros teriam sido JUSTAMENTE eliminados!"


    Que sejam os campiões do roubo e da vergonha...já que a isso estão tão habituados!

    |

    'TÁ BEM Ó MELGA!

    O inchado Mourinho que só é arrogante quando ganha teve a distinta lata de dizer isto, depois de eliminar o Lyon:

    "Se fosse o Baía renunciava à selecção"

    Não é preciso ele fazer isso...é que a selecção já renunciou a ele há muito tempo!

    |

    terça-feira, abril 06, 2004

    O GALO DE BARCELOS

    Não o posso expulsar
    Pensou o de preto vestido
    Pois o Pinto não me dá o folar
    Nem o galo pode ser comido

    E p'ra espanto da malta
    Mesmo jogando com a mão
    Não marcou qualquer falta
    P'ra não prejudicar o dragão

    Mas depois veio o castigo...
    É que perante tal podridão
    O galo comeu o dragão
    E ao Vitor chamou-lhe um figo!

    Com tantos frangos em campo
    E com o melhor de Portugal à bola
    O dragão até saiu branco
    Com dois grandes galos na tola

    Pela boca morrem os peixes
    Já diziam os mais velhos
    Óh Pinto tu não te queixes
    Que galo... tinham logo que ser vermelhos!!


    Obrigado, amigo Santola Verde! Venham mais destas!

    |

    segunda-feira, abril 05, 2004

    ENIGMÁTICO ??????

    Hoje fiquei muito preocupado ao ver as imagens da conferência de imprensa do "matarruano" do Barroso, quando ele a dado passo diz, queixando-se da arbitragem do Sp. Braga - SPORTING:

    - ... assim o Benfica não chega lá... !!!!!!!

    Mas que raio quer isto dizer? Esse senhor é jogador do Braga ou do Benfica? E será que deixou escapar a sua preferência pelos lampiões? Estou com curiosidade de ver o seu desempenho no jogo com o Benfica...se só apanhar 1 jogo, o que me parece provável, neste triste futebol português!

    Será que a raiva imbecil desse parvo tinha a ver com a sua (justa) expulsão ou com o facto do rival do seu clube ( entenda-se Benfica ) estar a dar um banho de futebol em Braga?

    |

    domingo, abril 04, 2004

    JUSTA

    Justíssima vitória em Braga por 3-2; só não havia necessidade de tanto sofrimento na parte final quando o jogo estava perfeitamente na mão.

    E parabéns a um árbitro com "eles" no sítio, que se limitou a cumprir as regras do jogo!

    Em suma: mais perto dos tripeiros e mais longe dos lampiões! Venham mais jornadas destas!

    |

    sábado, abril 03, 2004

    EH EH

    O galo de Barcelos cantou duas vezes, e bem!

    Então o Baía devia estar na selecção? Ah ah, só podem estar a gozar!

    A tripeirada perdeu...mais nada! Já devia ter sido antes em Alvalade e na Luz...

    |

    O HOMEM DA VIRAGEM



    José Alfredo Parreira Holterman Roquette, nasceu em Lisboa a 22 de Setembro de 1936. Foi o único dos 11 irmãos que nasceu na capital portuguesa, mas cresceu e estudou no Porto.

    Frequentou o colégio Brotero na Foz do Douro e aos 16 anos entra para o curso de Economia da Universidade do Porto. Terminado o seu trajecto académico, inicia a sua vida profissional em 1959 como bancário, servindo o Banco Espírito Santo no Porto.

    No ano seguinte chegou ao posto de adjunto do chefe de contabilidade do banco em Lisboa, tornando assim num dos homens em quem Manuel Espírito Santo Silva (dono da instituição) mais confiava. É assim que se desenvolve em José Roquette o espírito empresário. Em finais dos anos 80 sai do BES, para liderar a empresa Valores Ibéricos, servindo-se desta para assegurar o controlo do Banco Totta & Açores.

    No ano de 1996 chega finalmente ao seu Sporting e logo se evidencia por utilizar uma rigorosa gestão financeira, rigor esse adquirido no seu anterior trajecto profissional. Os principais feitos ao serviço do Sporting Clube de Portugal são a criação da sociedade anónima desportiva (SAD) e a construção de um novo estádio. Está prevista a conclusão das obras do novo estádio para o período que antecede o Euro2004 de Portugal.

    Na época de 2000/2001 deixou o cargo de Presidente do Sporting Clube de Portugal.

    |

    O MELHOR DO MUNDO



    Luís Filipe Madeira Caeiro Figo nasceu a 4 de Novembro de 1972 em Almada, tem 1,80 e pesa 75kgs.

    Luís Figo (como é conhecido), para muitos o melhor jogador do mundo, apenas passou por quatro clubes na sua fulminante carreira. Começou a jogar num clube de futebol de salão cujo o nome é: "Os Pastilhas", situado na Cova Da Piedade.

    Dada a sua boa técnica, Luís Figo ingressou nas camadas jovens do Sporting. Passado alguns anos, Figo conseguiu subir ao escalão maior do futebol português, ou seja jogar na equipa principal do Sporting.

    Estreou-se com 17 anos na primeira divisão portuguesa pela mão do técnico Raúl Águas num jogo em que o Sporting derrotou o Marítimo em Alvalade por 2-1 e marcou o seu primeiro tento frente ao Torreense, a 8 de Dezembro de 1991. O jogo terminou com a vitória dos "leões" por 2-1, depois dos "verde e brancos" terem estado a perder e Figo fez o golo da igualdade. A sua prestação agradou ao treinador, e Figo começou aí a melhor carreira que muitos jogadores anseiam. Tornando-se uma das pedras mais influentes do Sporting, Figo conseguiu chegar a selecção nacional A pela mão do Carlos Queirós.

    O jogador ganhou também o mundial de Riade ,juntamente com: João Pinto, Fernando Couto, formou a geração de ouro do futebol juvenil da selecção nacional.
    Dada da sua boa prestação no Sporting, Luís Figo rumou para o poderoso Barcelona por aproximadamente 3 milhões de euros onde jogavam muitas estrelas tais como: Stoichkov, Cruyff ,Guardiola,Ronaldo entre muitos outros...

    Figo brilhou e de que maneira,considerado como o melhor estrangeiro a actuar em Espanha em 97/98,o que é obra dado os jogadores estrangeiros que o campeonato espanhol tinha.

    Entretanto a vida amorosa do jogador é preenchida por Helene, uma modelo Sueca de quem tem duas meninas.

    A sua espectacular participação no Euro levou Luís Figo a trocar Barcelona pelo seu maior rival: Real Madrid por um exorbitante montante de 59 milhões de euros.

    Figo não se tem dado mal, apesar da pressão da parte do Barcelona, chamando-lhe traidor por ter abandonado a Catalunha.

    Figo abriu um café em Vilamoura, com o nome "Sete" porque era o numero da sua camisola, uma loja de roupa com o nome "Guess" em Lisboa ( que não correu muito bem!), um retaurante em Barcelona.

    O jogador foi considerado o 2º melhor jogador do Euro 2000, logo a seguir de Zinedine Zidane conseguindo bater nomes como Rivaldo, Batistuta... Os prémios neste ano não se ficaram por aqui e recebe, pelas mãos de Maria José Rita (a então primeira-dama portuguesa) o prémio de personalidade do ano.

    Mas nem só das magias futebolisticas vive o atleta. Pelo meio dos treinos, jogos e prémios, tem ainda tempo para se dedicar á publicidade. E são muitos os anúncios em que o podemos ver: desde a Delta é Pepsi, passando pela Nike, para não mencionar outras.

    A estrela portuguesa soma e segue quando se toca em troféus,depois de receber o prémio de melhor jogador do ano pela revista francesa"world football,foi novamente prestigiado pela revista world sport o jogador do ano 2000.

    Todos conhecem Figo, a sua extraordinária capacidade física e técnica, mas também a sua enorme competitividade e força mental. É um campeão, como já demonstrou tantas e tantas vezes. Na selecção, para evocar apenas alguns dos exemplos mais recentes, basta recordar o golo que desencadeou a reviravolta frente à Inglaterra, no jogo de estreia do Euro 2000, ou a frieza com que marcou no último minuto o penalty do empate frente à Holanda, na campanha para o Mundial 2002.

    O título de melhor do Mundo, ganhando a Bota de Ouro em 2001, um ano depois de ter sido considerado o melhor da Europa, só aumenta a sua responsabilidade.

    |

    O NOSSO ORGULHO



    Carlos Lopes nasceu a 18 de Fevereiro de 1947 em Vildemoinhos, São Salvador, Viseu. Inicialmente queria ser jogador de futebol, mas como tal não foi possível, virou-se para o atletismo.

    Começou no Lusitano em 1966 e a partir daí revelou-se como um dos melhores meio-fundistas portugueses. Ficou em 2º lugar na sua primeira prova na qual defendeu as cores do Lusitano.

    Mais tarde sagrou-se campeão de Viseu e logo a seguir foi o 3º no Campeonato Nacional de Corta-Mato, em juniores. Foi então seleccionado para disputar o Cross das Nações, em Rabat, tendo sido o melhor português.

    Em 1967 foi convidado para treinar no Sporting, mas lá apanhou grandes decepções, pois não lhe davam o devido valor e pensou mesmo em desistir, mas com medo da reacção dos seus familiares acabou por desistir dessa ideia.

    Carlos tem um dos melhores currículos a nível nacional. Destacam-se a presença nos Jogos Olímpicos de Montreal (1976) onde ganhou a medalha de prata, no Campeonato do Mundo de Corta-Mato (1977) ocupando o 2º lugar. Também no Bislett Games (1982) onde conquista o 1º lugar e o recorde europeu, no Campeonato do Mundo de Corta-Mato (1983) no qual chega ao 2º lugar, na Maratona de Roterdão (1983) onde fica em 2º lugar com um recorde europeu. Já no Campeonato do Mundo de Corta-Mato (1984) conquista o 1º lugar, enquanto que no Meeting de Estocolmo (1984) obtém o 2º lugar, logo depois do português Fernando Mamede que conseguiu o recorde mundial.

    Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984) onde conquista o topo do pódio, no Campeonato do Mundo de Corta-Mato (1985) com mais uma medalha de ouro e na maratona de Roterdão (1985) na qual triunfa com o 1º lugar e com a conquista do recorde mundial.

    Nos 5000 metros foi campeão nacional absoluto em 1968 e 1983, tendo batido por nove vezes o recorde nacional. Nos 10000 metros tornou-se campeão nacional em 1970 e em 1978, tendo superado o recorde nacional por oito vezes. Em 1976, em Montreal, conquistou nesta modalidade uma medalha olímpica, classificando-se no segundo lugar.

    Em corta-mato foi campeão nacional 10 vezes, vice-campeão mundial em 1977 e 1983 e campeão mundial em 1976, 1984 e 1985. Campeão nacional dos 3000 m obstáculos, em 1976. Em 1982 e 1984 venceu a corrida de S. Silvestre (Brasil) e, em Roterdão, tornou-se recordista mundial da maratona. Compareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em 1972, em Munique, na Alemanha, mas foi em 1984, em Los Angeles, que se sagrou campeão olímpico da maratona, obtendo para Portugal a sua primeira medalha de ouro alcançada em Jogos Olímpicos.

    A sua última corrida foi em Tóquio, onde viu a sua saúde ferida com um problema nos tendões. Porém, já havia ganho tudo aquilo que havia para ganhar em nome de Portugal.

    Momentos / Títulos

    Como já foi citado, Carlos Lopes tem um currículo invejável, mas foram sem dúvida as participações nas Olimpíadas de 76 e 84 que marcaram a sua carreira,respectivamente, a prata de Montreal e o ouro de Los Angeles.

    |

    NOVO LOOK!

    A partir de hoje, o SANGUE LEONINO tem um semi-novo grafismo! Espero que gostem, amigos SPORTINGUISTAS!

    |

    METAM-NO NA ORDEM!

    Quando o clube do Palhaço da Costa anda na crista da onda, este tem a mania de saír do seu buraco, pôr as garras de fora e meter-se em tudo aquilo que não lhe diz respeito, com a anuência dos seus pagens e dos seus adoradores, que se babam ao ouvi-lo!

    Mas será que ninguém "os tem no sítio" para pôr esse energúmeno no seu lugar?

    |

    PALHAÇO DA COSTA

    Pinto da Costa acusa Scolari de ter no banco jogadores lesionados

    Ainda as reacções às suas palavras da véspera estavam em estudo e já o presidente do FC Porto reforçava o ataque a Scolari, acusando o seleccionador de ter levado para o banco jogadores comprovadamente lesionados, facto directamente relacionado com a sobreutilização de Costinha.

    Mas o Palhaço da Costa queria ter todos os jogadores portugueses do seu plantel, incluindo o brasuca Deco no onze-base da selecção? Já agora era o que faltava...e que tal fazer uma dupla técnica PC/Mourinho a substituir Scolari?

    |

    Sp. Braga - SPORTING CP

    Mais um jogo, mais mexidas. Desta vez, é a defesa o sector mais afectado, sofrendo duas alterações, pois Rui Jorge, que não recuperou, junta-se ao "castigado" Polga na lista dos ausentes. Quiroga e Paíto ganham lugar.

    Quanto a Paíto, acho muito bem, já que Rui Jorge, já (quase) era...

    No que concerne a Quiroga, ó meus amigos...mais vale ir buscar algum central aos juniores! Tremo, só de pensar no jogo que essa "peça" fez na Madeira, com o Nacional!

    |

    ERA O QUE FALTAVA

    Embora ainda não tenha morrido, remota é já a esperança de Fernando Santos em conquistar o título nacional. Porém, o treinador do Sporting confessa que os leões já encontraram a motivação necessária para garantir o segundo lugar na SuperLiga. E foram buscá-la à Liga dos Campeões. Com quatro pontos de vantagem sobre o Benfica, o técnico lembra que o Sporting apenas depende de… si próprio.

    Mas era o que faltava, Fernando Santos não assumir que vai fazer tudo por tudo para garantir, no mínimo , o segundo lugar...que clube julga ele que está a treinar? O Benfica?

    |

    quinta-feira, abril 01, 2004

    O QUE DIZEM SOBRE NÓS...HOJE:

    Na BOLA

    Se o Sporting não alterar condições para a imprensa no seu estádio a Final da UEFA de 2005 pode mudar para o Dragão.

    A UEFA pode vir a alterar a sua decisão de escolher o novo Estádio de Alvalade para palco da final da Taça UEFA em 2005. Em reunião extraordinária do seu Comité de Competições, realizada ontem na sede do organismo em Nyon, Suíça, ficou decidido dar aos responsáveis do Sporting um prazo-limite até ao seu próximo jogo em casa, para a SuperLiga, para alterar as condições para os jornalistas no seu estádio.


    No JOGO

    Quaresma desmente regresso a Alvalade, mas...
    "Jamais festejarei golos contra o Sporting"

    O regresso de "El Gitano" ao Sporting não passa de especulação. Em declarações a O JOGO, o extremo-direito garante sentir-se bem na Catalunha, desmente o regresso a Alvalade, mas não esconde as saudades do "seu" clube.


    No RECORD

    MÉDIO LEONINO É HOJE REAVALIADO
    Rochemback ainda é hipótese viável para a deslocação a Braga

    |

    BOATO!

    Soube de fonte quase 100% segura que Quaresma ainda vai jogar no SPORTING esta época!

    |