domingo, maio 30, 2004

OS TRIPEIROS!

O muito falado afastamento de José Mourinho dos festejos após a vitória em Gelsenkirchen, segundo Record apurou, poderá estar relacionado com ameaças feitas ao técnico e respectiva família.

Caramba, reina a democracia e o civismo nas casas de tripeiros e de lampiões! Comparado com isto tudo, os invasores de relvados da Juve Leo parecem uns meninos do coro!

|

COMEÇA BEM!

José Peseiro quer garantias de que os leões se vão reforçar com dois ou três jogadores de qualidade para lutar pelo título na próxima temporada.

São conhecidas as dificuldades de tesouraria da SAD do Sporting e, por isso, o antigo treinador do Nacional e ex-adjunto de Carlos Queiroz no Real Madrid quer sentir segurança para abraçar o desafio de tentar fazer do Sporting campeão.

Faz ele muito bem; se calhar foi essa postura que faltou a Queiroz no Real Madrid: fazer as exigências adequadas para atingir os objectivos que lhe serão pedidos!

|

O CLUBE DOS LAMPIÕES

Eis o clube do garrafão, com um presidente ao seu nível, no seu melhor estilo:

Na inauguração da Casa do Benfica de Vila Real de Santo António, Luís Filipe Vieira informou que a cerimónia não se realizaria enquanto os repórteres da SIC não abandonassem o local, uma decisão que tem a ver com a recente polémica em torno da legalidade da inscrição de Ricardo Rocha na Liga de Clubes, noticiada pela SIC. Por entre alguns empurrões e gritos, os elementos da equipa de reportagem da SIC abandonaram a Casa do Benfica.

Viva a democracia no clube dos lampiões! A baixeza de nível no seu melhor!

|

sábado, maio 29, 2004

QUASE PAGAVA PARA VER

João Pinto e o FC Porto estudam um vínculo por dois anos, no valor de oitocentos mil euros. O anúncio oficial do fracasso nas negociações com o Sporting, "por razões desportivas e financeiras", abre a porta ao único grande clube português que o avançado ainda não representou.

Gostava de ver JVP representar o clube que mais o criticou...tinha uma certa piada! E já agora, vão buscar o Octávio Machado e o Paulinho Santos, velhos amigos de JVP!

|

RECOMENDO

Recomendo mais um blogue dedicado à nossa causa:
  • Sociedade Leonina.

    Peço desculpa aos amigos que têm blogues dedicados a outros clubes, por não os linkar mas o critério adoptado é de apenas o fazer em relação a blogues sportinguistas.

    Sorry!

  • |

    sexta-feira, maio 28, 2004

    A GESTÃO DO NOSSO CLUBE

    Reflexões de um adepto leonino

    Incidindo a minha análise sobre a área do futebol, nomeadamente a equipa profissional sénior, parece-me que a Administração se debate com um dilema.

    Tal como o nosso governo, tem uma de duas opções:

    - equilibrar as contas e melhorar a saúde económico-financeira, não podendo assim realizar grande investimento por forma a não gerar mais custos;

    - investir em qualidade, gerando maior despesa, por forma a melhorar a capacidade competitiva, apliando assim o campo de probabilidade de mais vitórias e sucessos desportivos.

    A primeira opção apresenta menores riscos mas também garante menos sucesso; a segunda é mais audaz mas ao mesmo tempo pode levar o clube a mais sucesso desportivo, logo maior e melhor saúde económico-financeira.

    Tal como o nosso governo escolheu para o nosso país, também o SPORTING tem optado, tal como o fez na época que agora finda, pela primeira opção, com os resultados que se vêem, ou seja, uma consolidação orçamental com poucos frutos.

    Alguns poderão argumentar que a segunda opção, sendo mais arriscada poderá ser uma fuga para a frente. Mas não foi isso que o FCP fez nestes últimos anos com evidente retorno? Encaixou, só na Liga dos Campeões, uns milhões de contos, mas obviamente correu riscos assumindo um investimento significativo.

    Aliás, dinheiro gasto sem retorno é mero custo; dinheiro que garanta retorno é um bom investimento.

    O SPORTING deve, na minha opinião, deixar de apostar em Clayton`s, Quiroga's e outros que tais, bem como em treinadores baratinhos mas simpáticos e pouco polémicos...

    Creio que o clube deve criar para a sua SAD uma estrutura com evidente capacidade de gestão, mesclada com gestores que respirem futebol e que acompanhem a equipa no terreno, no dia-a-dia.

    Simultaneamente, deve recrutar um treinador organizado, disciplinador mas não autoritário, frontal, actualizado, que motive a equipa e que ao mesmo tempo preserve, com a cumplicidade dos gestores para o futebol, a estanquicidade e blindagem do balneário, muitas vezes permeável a jornalistas e a polémicas.

    Deve ser criado um espírito de equipa e de solidez entre a equipa técnica e os gestores, por forma a que o treinador tenha força para se impôr junto do plantel. Este deve ainda transmitir, clara e objectivamente, aquilo que quer de cada jogador individualmente, mas também do colectivo. Naturalmente, que estes objectivos se devem cruzar com aqueles definidos pela SAD e pelo clube.

    O plantel deve ser uma mistura de jogadores veteranos consagrados, com jogadores jovens, ambiciosos, de qualidade ( como são Paulo Ferreira, Maciel, Derlei, que eram pouco conhecidos há algum tempo atrás ). Esses jovens jogadores devem vir da nossa "cantera" mas também de clubes mais modestos, desde que se identifique nesses mesmos jogadores, características que garantam que se integrarão bem no clube e que sejam jogadores ambiciosos e profissionais sérios e honestos.

    A mística leonina deve ser transmitida por jogadores como Pedro Barbosa, Rui Jorge, Sá Pinto ou Beto, devendo estes promover e preservar um bom ambiente no balneário.

    O clube deve ter também certa preocupação em manter uma relação estreita com sócios e adeptos,promovendo iniciativas com alguma regularidade, que levem a tal e que promovam também a aproximação
    entre adeptos e jogadores.

    A aposta na formação e a capitalização da magnífica Academia de Alcochete devem continuar a ser fortes apostas do clube, tal como a rentabilização e geração de fontes adicionais de receitas ( merchandising, gameboxes, ...).

    Afinal, o sucesso poderá estar tão perto de ser alcançado!

    |

    ROCA COM ESPÍRITO DE LEÃO

    Culpados somos todos, técnicos, jogadores... Toda a gente é responsável!

    Assim classifica Rochemback a época do SPORTING e as responsabilidades pelos resultados menos bons.

    Grande jogador, grande carácter!


    |

    quinta-feira, maio 27, 2004

    TAÇA UEFA 2004/05

    O SPORTING conhece o seu adversário na Taça UEFA em Agosto.

    A primeira eliminatória da Taça UEFA está agendada para 16 e 30 de Setembro. Recorde-se que a segunda prova mais importante da UEFA tem agendada a final para o nosso Alvalade XXI, a 18 de Maio de 2005.

    Calendário do sorteio:

    27.08.2004 - primeira eliminatória da Taça UEFA

    Calendário dos jogos da Taça UEFA:

    16.09.2004 - Primeira ronda, 1ª mão
    30.09.2004 - Primeira ronda, 2ª mão
    21.10.2004 - Fase grupos, 1
    04.11.2004 - Fase grupos, 2
    25.11.2004 - Fase grupos, 3
    01 e 02.12.2004 - Fase grupos, 4
    15 e 16.12.2004 - Fase grupos, 5
    16 e 17.02.2005 - 1/16 final, 1ª mão
    24.02.2005 - 1/16 final, 2ª mão
    10.03.2005 - Oitavos-de-final, 1ª mão
    16 e 17.03.2005 - Quartos-de-final, 2ª mão
    07.04.2005 - Quartos-de-final, 1ª mão
    14.04.2005 - Quartos-de-final, 2ª mão
    28.04.2005 - Meias-finais, 1ª mão
    05.05.2005 - Meias-finais, 2ª mão
    18.05.2005 - FINAL (Lisboa, Portugal)

    |

    NOBRE?

    O Sporting segue o ponta-de-lança do Fenerbahçe Márcio Nobre, um brasileiro de 1,83 metros . O acordo falhou mas os responsáveis sportinguistas não desistem tendo assim que negociar com o clube turco um eventual empréstimo.

    |

    FALTA O ACORDO COM FERNANDO SANTOS

    José Peseiro espera luz verde para avançar até Alvalade e desenhar os futuros traços da sua carreira, em consonância com os dirigentes da SAD "leonina" que o elegeram para assumir a condução técnica da equipa durante - pelo menos - as próximas duas temporadas.

    |

    PARABÉNS FC PORTO

    |

    quarta-feira, maio 26, 2004

    CAMPEÕES EUROPEUS



    Grande FC Porto: Portugal inteiro agradece!

    |

    FAIR-PLAY

    Hoje, isto


    é sinónimo disto


    Irrita-me ler, no post onde desejo boa sorte ao FC Porto, os comentários de lampiões, que só revelam falta de fair-play e uma inveja básica e primária...muito ao estilo deles, acrescente-se!

    Por essas e por outras, é que nunca deixarão de ser o clube do garrafão!

    |

    BOA VIAGEM

    1. A Federação de Futebol do Qatar não desiste de ver actuar na sua liga nacional o sportinguista João Pinto e voltou a "atacar" o "Grande Artista" de modo a que este se transfira na próxima temporada para o Al Arabi.

    2. Ao chegar dos EUA, Fernando Santos vincou o facto de já estar a preparar a próxima época e de não ter sido informado de que a intenção do clube é a de prescindir dos seus serviços.

    |

    terça-feira, maio 25, 2004

    Mónaco-FC PORTO



    BOA SORTE!

    |

    INGRATO PINTO DA COSTA

    O bi-bota de ouro, referência incontestável do FC Porto, e que também jogou no nosso SPORTING, vai estar no Arena AufSchalke a convite de uma empresa e não dos portistas!

    |

    PROCESSO RICARDO ROCHA

    Recorde-se que o regulamento só prevê contratos assinados com data posterior a 1 de Abril. O defesa-central foi inscrito na Liga dos clubes com documento notarialmente reconhecido a 18 de Janeiro de 2002.

    Finalmente se faz luz: agora percebo porque razão achava Luis Filipe Vieira, que mais importante do que ter bons reforços, era fundamental "meter" alguém do Benfica na liga ( Cunha Leal ).

    E já agora, depois de ver o seu triste espectáculo protagonizado ontem no programa da SIC "O Dia Seguinte", ao invadir o estúdio, ainda mais reforça a minha ideia de que é presidente certo para o clube do garrafão!

    |

    segunda-feira, maio 24, 2004

    BARBOSA FICA!

    O acordo entre Pedro Barbosa e a SAD já foi alcançado, mas ainda não foi formalizado. Em perspectiva está a continuidade do capitão por mais uma época, situação que merecerá confirmação nos próximos dias.

    |

    SERÁ?

    O contrato de João Pinto termina e não será prorrogado. O "Grande Artista" e a Sporting, SAD não atingiram a plataforma de entendimento que possibilitasse a continuidade do 25 verde e branco entre os "leões" e João Pinto deixa Alvalade ao cabo de quatro épocas de uma ligação que se revelou proveitosa, mas chegou ao fim.

    |

    INCOMPETÊNCIA

    O Benfica poderá perder na secretaria a Taça de Portugal e o segundo lugar na SuperLiga. Segundo a SIC, em causa estarão alegadas irregularidades na inscrição de Ricardo Rocha.

    Não foram os lampiões que falaram em incompetência aquando do caso de doping do nosso RUI JORGE?

    Vê-se por onde anda a incompetência...

    |

    SCOLARI

    Com as notícias que por aí andam a circular sobre a possível ida de Scolari para o Benfica, finalmente se percebe como foi possível convocar 6 jogadores dos lampiões para o Euro 2004!

    |

    domingo, maio 23, 2004

    HÓQUEI EM PATINS: SUBIDA À VISTA

    A equipa “leonina” venceu o Parede por 7-1 e continua a liderar a classificação.

    |

    FUTSAL: MAIS UMA BELA VITÓRIA!

    O Sporting venceu o Benfica por 2-0, naquela que foi a terceira vitória da época sobre os lampiões, em três jogos!

    |

    HÁ 30 ANOS...

    Há 30 anos o argentino Yazalde atingia a fabulosa marca de 46 golos no Campeonato. Superava assim Peyroteo e Eusébio, e entrava para história do futebol europeu como o goleador mais produtivo de sempre.

    O Sporting faria também nesse ano a dobradinha, tão festejada pelos seus adeptos.

    |

    DE SAÍDA?

    Segundo o JOGO estarão de saída:

    Quiroga, Toñito, Lourenço,Mário Sérgio, Paíto, Paulo Sérgio e um dos guarda-redes.

    E que tal juntar a estes Clayton?

    |

    sexta-feira, maio 21, 2004

    REFORÇOS-PRIORIDADES

    O SPORTING definiu os "alvos" para reforçar o plantel para a época 2004/05.

    Pretende-se contratar um avançado e um denominado "playmaker", posições que são consideradas como carenciadas na actual equipa dos leões.

    A isto , acrescento eu um extremo-esquerdo e um lateral direito.

    |

    PESEIRO

    Peseiro quando ontem abordado sobre a possibilidade de treinar o SPORTING afirmou:

    "Não comento hipóteses. Tenho mais um ano de contrato com o Real Madrid e ainda ninguém me disse que não o ia cumprir. Se não ficar, poderei então pensar no meu futuro", avançou o técnico.

    Segundo o jornal Record, Peseiro já telefonou a Fernando Santos a assegurar-lhe não haver nada com o Sporting.

    Um gesto bonito para com um colega de profissão!


    |

    quinta-feira, maio 20, 2004

    JÁ SUBIU NA MINHA CONSIDERAÇÃO

    Costinha

    Entrevista dada ao site Mais Futebol

    Pergunta: Quando jogava na II Divisão, chegou a dizer que era sportinguista de coração. Ainda mantém essa afirmação?

    Resposta: Não sou hipócrita. Já o disse a um jornal e a uma estação de televisão, por isso, não vou dizer que não era sportinguista, porque, de facto, era e continuo a ter uma grande simpatia por aquele clube. Mas tenho muito sangue azul a correr dentro de mim, sangue de vitória. Não deixo de ser do Sporting, mas, se calhar, já não sou tão ferrenho como era antigamente.

    |

    JOSÉ PESEIRO



    Quem é o provável treinador do SPORTING em 2004/05:

    Nome: José Peseiro
    Data de nascimento: 4 Abril 1960
    Local de nascimento: Coruche (Portugal)
    Historial como treinador: 1992-1994: União de Santarém
    1994-1996: União de Montemor
    1996-1998: Oriental
    1999-2003: Nacional da Madeira
    2003-????: Real Madrid (adjunto de Carlos Queiroz)
    Palmarés como treinador: 1 Campeonato da 2ª divisão B português (2000, Madeira)
    1 Campeonato de 3ª divisão português (1994, Santarém )

    |

    PARA 2004/05

    Game Box mais variadas

    1 - de sócio (individual, de família, de criança e jovens, com descontos dos 25% aos 75%)
    2 - de adepto
    3 - de 4 jogos (com perfil mais agressivo)
    4 - de núcleos (até dez lugares)

    PONTOS DE VENDA

    Centro de atendimento
    Site do Sporting
    Departamento de expansão
    Núcleos
    Claques
    Fan Lab
    Postos Galp
    Postos CTT
    Postos PT (ainda em negociações)

    FASES DE VENDA

    1- Renovação (durante o mês de Junho)
    2- Trocas e upgrades (três primeiras semanas de Julho)
    3- Venda aberta (da última semana de Julho até esgotar o produto)

    MEDIDAS A TOMAR

    (Sócios cada vez com mais vantagens)
    Atrair o público jovem
    Preços sobem mais para as "game box" de adeptos (há grande lista de espera)
    Cartões novos todos os anos (facilita fluência nas entradas)
    Embalagem diferente
    Interacção com os adeptos por mailing e telemarketing
    Aumentar a quantidade dos lugares de empresa, que vão ficar mais acessíveis

    ESTRATÉGIAS COMERCIAIS PARA 2004/05

    1- Praticar preços baixos (alguns estavam desajustados)
    2- Diversificação do produto
    3- Distribuição alargada
    4- Manter promoção para novos sócios (dispensa de jóia de inscrição é fundamental)
    5- Apostar na comunicação e no marketing
    6- Manter as regalias (ofertas de entradas para jogo de apresentação...)

    |

    BEM MERECIDO!

    Paulo Bento deverá integrar a nova equipa técnica do Sporting.

    A SAD vai apresentar uma proposta para que este seja adjunto do futuro técnico dos "leões.

    |

    EXCELENTE APOSTA



    O jornal "Marca " adianta que Carlos Queiroz se reuniu ontem com dirigentes do Sporting abordando a possibilidade do técnico que está de saída do Real Madrid se tornar director de futebol, numa estrutura que teria José Peseiro como treinador.

    Eis o artigo original:

    EN CALIDAD DE DIRECTOR DEPORTIVO
    Queiroz puede acabar en el Sporting de Lisboa
    D.E. París

    El futuro de Carlos Queiroz pasa por no seguir en el Real Madrid. La próxima semana, una vez que finalice la Liga y se reúna la Junta directiva, se le comunicará su destitución. De momento, nadie del club le ha informado sobre este asunto, aunque él ya está moviendo sus hilos.

    Ayer mismo, se reunió con los dirigentes del Sporting de Lisboa, club que quiere contar con él como director de fútbol y con José Peseiro como entrenador. El técnico portugués no tomará ninguna decisión hasta que el Real Madrid haga oficial su no continuidad.

    Lo que sí está confirmado es que la UEFA le ha elegido como uno de los técnicos que tiene que elaborar los informes de las distintas selecciones que van a disputar la Eurocopa. Formará parte de una comisión técnica


    |

    quarta-feira, maio 19, 2004

    QUIROGA

    ">

    Quiroga foi convocado para os dois jogos que a selecção da Argentina vai disputar, de qualificação para o Mundial 2006. A Argentina vai jogar com o Brasil, no dia 2 de Junho, e com o Paraguai, no dia seis.

    Confesso que não aprecio este jogador e portanto das duas uma: ou a selecção argentina já não é uma das melhores do mundo ou Quiroga só joga bem na selecção.

    Mas também quando vemos Luisão na selecção do Brasil, tudo é possivel!

    |

    AINDA ROSSATO

    O lateral brasileiro é muito apreciado pelos responsáveis leoninos, mas o preço pedido pelo presidente do Nacional é completamente inacessível aos cofres do clube leonino.

    Rossato consta na lista de potenciais reforços dos leões para o lado esquerdo da defesa, mas o processo negocial só poderia sofrer qualquer avanço se o líder máximo do clube madeirense aceitasse baixar o valor da transferência para cerca de metade dos dois milhões de euros fixados.

    As baterias dos leões estão agora apontadas para Miguelito.

    Mas será que o SPORTING vai deixar escapar mais um bom jogador, como deixou escapar Paulo Ferreira, Derlei e outros...

    Não se esqueçam, senhores dirigentes do SPORTING, que o barato sai caro; exemplos: Mário Sérgio, Clayton,...

    |

    ASSIM É QUE SE FALA!



    Luís Boa Morte vê com muitos bons olhos um regresso a Portugal.

    Apesar de mostrar grandes dificuldades em apontar um clube da sua preferência, Luís Boa Morte deixou escapar uma confissão. «Tenho de ser sincero, simpatizo com o Sporting, mas acima de tudo tenho de ser profissional».

    Os bons jogadores como o nosso Luís são sempre bem-vindos!

    |

    ROSSATO

    Hoje é a vez de se dizer que Rossato está a caminho do FCP, depois de, há alguns dias se ter falado no Benfica.

    Percebe-se assim que o jogador está em negociações com o SPORTING e que tudo isto é para baralhar e para inflacionar o seu valor.

    De qualquer forma, cá o aguardamos no nosso belo ALVALADE XXI!

    |

    O SENHOR QUE SE SEGUE

    José Peseiro - actual adjunto de Carlos Queiroz no Real Madrid - será uma das possibilidades, conforme, aliás, O JOGO noticiou logo a seguir à comprometedora derrota dos "leões" no decisivo dérbi com o Benfica.

    Ao contrário de quem tem votado em Fernando Santos, neste blogue, provavelmente os lampiões e os tripeiros só para desestabilizar,eu aposto em Peseiro ou Mior!

    Venha um deles!

    |

    AFINAL...

    Afinal existe lucidez nos responsáveis leoninos:

    Fernando Santos deverá deixar o comando técnico da equipa do Sporting após a digressão aos Estados Unidos, como consequência de uma temporada francamente negativa.

    A separação aparenta ser irreversível e, tudo o indica, acontecerá quando o engenheiro regressar dos EUA, altura em que se perceberá claramente se a desvinculação poderá ser conseguida por mútuo acordo - Fernando Santos até poderá, entretanto, pôr o lugar à disposição - ou apenas num quadro litigioso.

    O importante é que saia já que não tem apoio, quer da massa associativa quer da SAD!

    |

    PASSADO RECENTE

    Porque tenho lido algumas barbaridades sobre a recente vitória dos lampiões, que até parece que foram campeões europeus, pela festa feita, gostaria de escrever o seguinte:

    Nos últimos 4 anos, o SPORTING ganhou 2 campeonatos, 1 taça de portugal, 2 supertaças e teve um jogador ( Jardel ) a ganhar a bota de ouro, como melhor marcador europeu.

    O FCP ganhou nesses mesmos 4 anos, 2 campeonatos, 2 taças de portugal e 1 supertaça.

    O Boavista ganhou 1 campeonato.

    Os lampiões ganharam 1 taça.

    Está tudo dito: até o Boavista tem feito melhor que vocês! E caramba, os vossos cachecóis e bandeiras já tresandavam a naftalina!

    |

    terça-feira, maio 18, 2004

    POSSIVEL REFORÇO?



    Miguelito é um dos jogadores preferidos do Sporting para reforçar o lado esquerdo do sector defensivo e as próximas semanas poderão ditar uma abordagem oficial e concreta do clube de Alvalade ao Rio Ave e ao próprio atleta, com a apresentação de uma proposta para a transferência.

    |

    SOBRE AS OPÇÕES DE SCOLARI



    Ao convocar Moreira, Scolari deu a entender que não existem guarda-redes de qualidade em número suficiente no nosso país. Qual a necessidade de convocar um jogador para dois campeonatos seguidos, como são o Euro 2004 e o de sub-21? Parece-me uma tremenda falta de respeito para com Hilário, Pedro Roma, Nelson...talvez tenha sido o lobby dos lampiões a funcionar! Interessa promover Moreira , não é? Assim, vende-se melhor daqui a 1 ou 2 anos...

    E quanto a Hélder Postiga, que fez ele este ano? Nada! Prefere deixar de fora Luís Boa Morte, um jogador que foi decisivo no Fulham, num dos melhores campeonatos do mundo, como é o inglês. Estranho!

    Estranho ainda, que numa selecção onde faltam esquerdinos, Nuno Assis não mereça uma oportunidade.

    De qualquer forma, Felipão,a partir de agora, todos temos o dever de apoiar a NOSSA selecção!

    |

    CONFIRMADO HOJE!

    |

    REUNIÃO DECISIVA?

    A Comissão Executiva do Sporting reunirá esta tarde no Edifício Visconde de Alvalade.

    Além de Dias da Cunha, e dos executivos das várias empresas do grupo, também o vice-presidente para o futebol marcará presença na reunião ordinária. Esta foi, aliás, uma das razões que "apressaram" o regresso de Miguel Ribeiro Telles.

    Aguardemos para ver o que vai ser emanado dessa reunião...

    |

    MUITA SORTE, RAPAZES!



    Parabéns aos nossos atletas convocados para a fase final do Euro 2004! Que dignifiquem o nosso clube e o nosso PAÍS!

    |

    segunda-feira, maio 17, 2004

    EXCELENTE DECISÃO



    O médio Danny vai regressar ao Sporting, após ter estado ano e meio emprestado ao Marítimo.

    O Marítimo já recebeu a indicação do regresso de Danny a Alvalade através do agora demissionário José Eduardo Bettencourt e além disso a temporada acabou mais cedo, dada a sua participação praticamente certa pelos Sub-21 no Europeu.

    |

    FEZ-SE JUSTIÇA, RUI!



    O processo de doping do nosso defesa leonino Rui Jorge vai ser arquivado. O internacional português pode desta forma integrar a convocatória final do técnico Luiz Felipe Scolari para o EURO 2004.

    Assim se calam as bocas daqueles infelizes que andaram a caluniar um atleta digno, honesto e correctíssimo, alguns deles fazendo mesmo comentários despropositados, boçais e rasteiros, neste blogue.

    CALEM-SE E RESUMAM-SE À VOSSA INSIGNIFICÂNCIA!

    |

    A FESTA DOS TRISTES

    Cumpre-me esclarecer alguns autores de comentários ao primeiro post sobre a final da taça.

    Efectivamente não estive na festa porque não tinha nada a ver com o meu SPORTING! Mas vi e ouvi na TV alguns lampiões a gritarem no Marquês de Pombal: campeões, campeões, nós somos campeões! Se calhar queriam dizer: lampiões, lampiões, nós somos lampiões!

    O álcool em excesso aliado a parvoíce natural faz destas coisas...

    |

    A SAÍDA DE BETTENCOURT

    José Eduardo Bettencourt decidiu apresentar o pedido de demissão, devido a incompatibilidade com os principais responsáveis leoninos, Dias da Cunha e Soares Franco.

    Fernando Santos foi outro dos pontos divergentes. Bettencourt não queria a continuidade do treinador, ao contrário do que acontecia com Filipe Soares Franco e António Dias da Cunha.

    O mau ambiente entre José Eduardo Bettencourt e Fernando Santos já se prolonga havia algum tempo.

    Em Leiria, por exemplo, Fernando Santos dirigiu-se ao seu adjunto Velic e disse qualquer coisa como "esta equipa não dá para mais" ,numa altura em que o Sporting perdia por 1-0. José Eduardo Bettencourt, sentado ao lado do adjunto, ouviu e não gostou nada das declarações do treinador.

    MAS SERÁ QUE DIAS DA CUNHA É CEGO AO NÃO QUERER VER QUE FERNANDO SANTOS NÃO TEM CONDIÇÕES PARA FICAR NO SPORTING?

    |

    O MELHOR "VIVEIRO" DE PORTUGAL

    O Sporting vai ser o Clube mais representado na Selecção Nacional de sub-21, ao ceder sete jogadores para disputarem o Campeonato da Europa da categoria. Beto II, Mário Sérgio, Miguel Garcia, Carlos Martins, Custódio, Lourenço e Danny foram os "leões" escolhidos por José Romão.

    |

    ATLETISMO

    O Sporting sagrou-se este domingo campeão de Lisboa de atletismo em pista, uma conquista que já se esperava.

    |

    MIGUEL GARCIA

    O defesa-direito vai manter-se ligado ao Sporting por mais três temporadas.

    Assim se assegura o futuro...

    |

    FÉ?

    A partir dos EUA, Fernando Santos faz o seguinte apelo:

    "Que os adeptos tenham fé e esperança no futuro do Sporting. É um grande clube e decerto que será ainda maior."

    Na equipa nós temos fé, no treinador é que não!

    |

    AINDA SOBRE A FINAL DA TAÇA...DOS TRISTES

    Criticaram o SPORTING por ter uma claque violenta e que não se sabe comportar. Eis o civismo dos tripeiros ( FCP ) e dos adeptos do clube do garrafão ( SLB ):

    - desacatos entre adeptos dos dois clubes, agressões a operadores de câmera de TV, confrontos com as forças policiais, vários feridos, autocarros de adeptos do FCP apedrejados à saída de Lisboa...

    Sim senhor, grande civismo...

    |

    domingo, maio 16, 2004

    FINAL DA TAÇA

    Gostei muito de ver o FC Porto perder e tive muita pena de ver o Benfica ganhar: paradoxos da vida!

    Umas notas adicionais:

    Os festejos dos lampiões verdadeiramente ridículos mas compreensíveis já que, como não ganham nada há anos, têm de aproveitar o que lhes aparece, mesmo celebrando como se tivessem sido campeões nacionais ( e gritando, campeões, campeões, pasme-se ! Campeões de quê????).

    Moreira vai dando mostras da sua vocação para ter um galinheiro já que depois do belo frango hoje dado e juntando àquele do último jogo da selecção sub-21, não restam dúvidas...

    O patético Mourinho que pode perceber muito de tácticas mas que de educação tem muito pouco: eu já desconfiava que ele não sabia ganhar e hoje fiquei a saber que não sabe perder. Como agora vai treinar no país do chá das 5, pode ser que aprenda a beber o que não bebeu em pequenino...

    |

    LAYOUT DO BLOGUE

    O novo look do Sangue Leonino apenas será estreado quando a época 2004/05 arrancar porque ainda não está a funcionar a 100% e ainda são necessários alguns testes.

    Voltamos assim, embora temporariamente, ao template anterior, que vigorará durante as férias futebolísticas.

    |

    BRUNO BAIÃO

    Os sentidos pêsames à família do atleta e ao SL Benfica.

    |

    EQUIPAMENTO 2004/05



    O equipamento principal do Sporting para a época 2004/05 deverá ser apresentado a nove dias do arranque do Euro 2004.

    A nova camisola terá as tradicionais listas horizontais bem finas e alguns retoques na gola. Quanto à cor do calção, ainda nada se sabe: branco, preto ou...?

    |

    PARABÉNS, NICO!



    Niculae faz hoje 23 anos.Marius Constantin Niculae nasceu em Bucareste no dia 16 de Maio de 1981.

    |

    DIGRESSÃO NORTE-AMERICANA

    No segundo jogo o SPORTING goleou por 9-0 a equipa do Rhode Island Stingrays.

    Golos de :
    Pedro Barbosa (34 m),
    Andrew Daniels (36 m, p.b.),
    Tello (45 e 59 m),
    Diogo (55 m), Silva (56 m),
    Niculae (69 m),
    João Pinto (75 e 86 m ).

    |

    EXTINÇÃO DA EQUIPA B

    A partir da próxima época vigorará o modelo anterior à equipa B (instituído há quatro épocas) e ao clube-satélite (que foi o Lourinhanense).

    O SPORTING vai celebrar plataformas preferenciais com alguns emblemas da Liga de Honra: Estrela da Amadora e Alverca.

    |

    ANDEBOL



    O Sporting garantiu ontem um lugar na Taça EHF ao bater o Belenenses (21-28), no Pavilhão Acácio Rosa.

    |

    sábado, maio 15, 2004

    BLOGOSFERA CADA VEZ MAIS VERDE!

    Tenho o prazer de anunciar e linkar mais um blogue dedicado à nossa "causa": Sporting ao Longe.

    |

    O SUCESSOR DE JOÃO PINTO

    Diz Danny: "Tenho contrato por mais três anos e desejo cumpri-lo, ajudando a equipa a conquistar títulos. Quero ficar, realizar um bom campeonato e ser campeão. Desejo vingar no Sporting, jogando com regularidade. Quero brilhar com a camisola verde e branca, tal como sucedeu no último ano e meio com a do Marítimo. Vou tentar impor o meu futebol em Alvalade".

    Ora aqui está um "senhor" futebolista no qual o SPORTING deve apostar claramente!

    |

    REGRESSA?

    A imprensa brasileira noticiou ontem o interesse do Sporting no concurso de Rodrigo Fabri, médio que já passou por Alvalade, representando agora o Atlético Madrid, clube ao qual está ligado por mais dois anos.

    Um bom reforço, sem dúvida, ainda para mais, com a vantagem de conhecer os cantos à casa...

    |

    FOI HÁ 40 ANOS!



    Antuérpia, 15 de Maio de 1964. O Sporting ganha numa finalíssima ao MTK de Budapeste, por 1-0, e conquista a Taça dos Vencedores de Taças. O único golo da partida é apontado por João Morais, de canto directo, e ficou na história como O cantinho do Morais.

    |

    CENÁRIOS PROVÁVEIS

    Como vai Dias da Cunha "descalçar" esta bota da substituição de Bettencourt?

    O processo de sucessão pode ser solucionado internamente, podendo Carlos Freitas (actual gestor de activos) e Rui Meireles (actual director financeiro) assumir um papel importante, numa conjuntura diferente da actual.

    Mas Dias da Cunha e seus pares podem recorrer a uma solução externa, esta de mais difícil concretização, pois não é fácil encontrar um gestor com um perfil idêntico ao de José Eduardo Bettencourt.

    A ver vamos...

    |

    A SAÍDA DE BETTENCOURT



    A serem verdadeiros os motivos,segundo o jornal Expresso, pelos quais José Eduardo Bettencourt saiu, desde já tomo o seu partido por estar coberto de razão, ao contrário de Dias da Cunha:

    - como é que se pode manter no clube um técnico que perdeu a confiança e apoio da massa associativa? Concordo que se devam cumprir as obrigações contratuais ( desde que haja condições para tal ) mas não se pode caír num fundamentalismo de as respeitar quando tal só pode prejudicar o clube; que treinador é este que não consegue motivar uma equipa com o segundo lugar praticamente assegurado e que perde nas últimas 4 jornadas, 3 jogos seguidos?

    - como é possivel não penalizar os energúmento da Juve Leo que praticam actos deploráveis?

    Assim NÃO, Dr. Dias da Cunha! A sua teimosia pode ser contraproducente e custar muito caro ao nosso clube!

    |

    sexta-feira, maio 14, 2004

    SONDAGEM

    Pelos votos registados até agora, parece que os leitores deste blogue querem a continuidade de Fernando Santos; quase tantos como estes são os que não se importavam de ver Scolari a liderar a equipa técnica leonina.

    Vamos ver...

    Enquanto não houver anúncio oficial sobre quem será o técnico para 2004/05 a sondagem aqui estará.

    |

    quinta-feira, maio 13, 2004

    DEUS O TENHA EM PAZ!



    O ex-jogador do Sporting e capitão da equipa dos Cinco Violinos Álvaro Cardoso morreu na quarta-feira.

    |

    DIGRESSÃO

    O Sporting perdeu com o San Jose Earthquakes por 1-4 no primeiro jogo da digressão que os leões estão a fazer nos Estados Unidos.

    |

    PÉSSIMA NOTÍCIA

    José Eduardo Bettencourt, renunciou ao cargo, que exercia desde 1 de Abril de 2001, por motivos familiares.

    Bettencourt deixa igualmente todos os cargos que desempenhava no Grupo Sporting. A renúncia terá efeito a partir de 30 de Junho de 2004.

    Fico com muita pena já que perdemos um grande profissional mas gostaria que o esclarecimento sobre as suas razões não fosse tão dúbio; o SPORTING não se pode dar ao luxo de ver grandes profissionais partirem assim...


    |

    quarta-feira, maio 12, 2004

    RICARDO!

    Diz ele:

    "Não tenho que provar nada a ninguém. As pessoas que me quiseram fazer mal sabem quem são. A única coisa que eu quero e que sei que vai acontecer é que vamos fazer um grande Europeu. A tempestade já passou. Agora, há que olhar para o futuro".

    Grande Ricardo! Tem toda a razão; mas por que razão aqueles que agora querem pôr o seu valor em causa não o fizeram quando o rapaz era jogador do Boavista?

    |

    UMA MÁ NOTÍCIA

    JVP deve ficar no Sporting mas não desmente contactos com o Benfica.

    Considero uma má notícia, não a parte referente ao Benfica, mas sim o facto de JVP poder ficar no SPORTING!

    Os amigos sportinguistas que me desculpem mas é a minha sincera opinião.


    |

    FAZ ELE BEM

    Dias da Cunha recusou ontem comentar os processos de continuidade de João Pinto e Paulo Bento no Sporting. O líder leonino furtou-se a qualquer comentário sobre aspectos rela- cionados com a gestão de futebol, delegando a José Eduardo Bettencourt a condução de todos os processos.

    Faz Dias da Cunha muito bem em aparecer menos e em delegar mais no competente José Eduardo Bettencourt: mais preserva a sua imagem e a do SPORTING!

    |

    BRUNO BAIÃO

    Porque nestas horas difíceis não há cor clubística faço votos para que o capitão dos júniores encarnados que sofreu duas paragens respiratórias, uma primeira no café e outra quando já se encontrava no hospital, recupere totalmente!

    |

    DIGRESSÃO NORTE-AMERICANA

    Partida a 11 e regresso a 25 de Maio.

    Programa oficial da digressão aos Estados Unidos:

    Jogos com
    - San Jose Earthquakes (12 de Maio);
    - Rhode Island Stingrays (15 de Maio);
    - New England Revolution (19 de Maio);
    - Western Mass Pioneers (23 de Maio).

    |

    terça-feira, maio 11, 2004

    INDECISÕES

    João Pinto assegurou ontem que o seu futuro está cada vez mais próximo de (continuar a) passar por Alvalade.Deixou escapar que, neste momento, a hipótese mais forte passa pela permanência de leão ao peito.

    Fernando Santos é o treinador do Sporting na próxima temporada e é com base na sua permanência que a SAD leonina define toda a estratégia para a temporada 2004/2005. O presidente Dias da Cunha e o administrador para o futebol José Eduardo Bettencourt estão em total sintonia nesta matéria.

    Paulo Bento poderá não ter feito o último encontro oficial de leão ao peito na recente vitória em Guimarães. A SAD pretende discutir o futuro com o experiente médio e está em cima da mesa a hipótese do internacional português renovar por mais um ano pelos leões.

    Nélson não quer ficar mais um ano a ser pouco utilizado como aconteceu esta época. O guardião tem mais dois anos de contrato e, se possível, pretende dispor de mais ocasiões em Alvalade, conforme referiu. Sabe, porém, que não é fácil. Por isso, admite seguir outro rumo.

    |

    ATÉ NO JOGO!!

    Para até um jornalista do JOGO ( recorde-se que é um jornal afecto ao FCP ) escrever isto, vejam lá se o SPORTING não tem razões de queixa:

    "Para chegar onde pretendia ou atingir quem queria, talvez tivesse sido preferível a objectividade dos factos, para recordar os jogos - Moreirense (f), Marítimo (f) e Boavista (f) - em que os "leões" foram severamente prejudicados por erros de arbitragem e, eventualmente, invocar casos - como o do FC Porto-Moreirense - em que os bicampeões nacionais tiveram o "auxilio" de decisões imperfeitas dos homens do apito."



    |

    TAÇA UEFA

    O SPORTING, a par de equipas como Feyernoord, Udinese, Saragoça, Besiktas, Sochaux, Millwall ou Middlesborough - vai ser cabeça-de-série.

    |

    segunda-feira, maio 10, 2004

    SONDAGEM

    Sondagem disponibilizada na coluna da direita para saber quem deverá ser o nosso técnico na próxima época...

    |

    POR FAVOR, NÃO!

    Sobre Fernando Santos:

    Dias da Cunha reiterou que os "leões" têm por hábito cumprir os seus contratos. "Isso é tudo é conversa. Quem deve falar sobre isso, como sabem, é o Dr. José Eduardo Bettencourt, administrador-executivo da SAD, mas gostaria de recordar todos sobre um valor seguro que existe no Sporting: os contratos são para se cumprir."

    O vínculo do engenheiro à SAD, relembre-se, só termina em 2005!

    Mais um ano para queimar?

    |

    GRANDE LEOA!



    Naide Gomes alcançou no domingo, em Itália, a qualificação para os Jogos Olímpicos de Atenas 2004, ao somar 6.125 pontos no heptatlo de Desenzano dal Gardia, que lhe deram o segundo lugar.

    A campeã mundial do pentatlo conseguiu os mínimos A para Atenas, ao fazer mais do que os 6.050 pontos exigidos.

    Parabéns GRANDE LEOA!

    |

    QUEREM RIR?

    Ora aqui vai.

    Camacho:

    "Ficámos em segundo porque não desistimos".

    "Quero felicitar os jogadores porque nunca baixaram os braços e por isso é que ficámos em segundo. Esta foi uma época fantástica, independentemente do resultado da final da Taça."


    Eh eh não sabia que o Camacho tinha tantos dotes de humorista...

    |

    domingo, maio 09, 2004

    O ÓBVIO!

    Apesar da vitória desta tarde Fernando Santos admitiu que não se vive momentos de alegria no balneário da equipa, pois – segundo justificou - "não foram cumpridos os objectivos. Não cumprimos os nossos objectivos e não fizemos uma boa época."

    Mas será que este senhor se está a especializar em só dizer o que é ÓBVIO?

    |

    HÓQUEI - QUASE, QUASE NA PRIMEIRA DIVISÃO



    O Sporting venceu o Candelária, nos Açores, na 11.ª jornada da fase final e consolidou o primeiro lugar da classificação. A equipa está cada vez mais próxima da subida à I Divisão, tanto mais que o Hóquei de Sintra, principal opositor, perdeu com o Marítimo por 5-1.

    |

    SOMOS CAMPEÕES NACIONAIS



    O Sporting sagrou-se este domingo campeão de futsal depois de vencer a FJ Antunes por 5-4, num encontro relativo à 26ª jornada do campeonato da modalidade.

    Com esta vitória, o Sporting conquistou o sexto título do seu palmarés.

    |

    POR UM TRIZ!

    Enquanto nós ganhávamos tranquila e justamente em Guimarães por 2-0, os outros da segunda circular sofriam até ao final do jogo com o Leiria para ver a sua vulgar equipa conseguir um empatezinho a zero e assim poderem festejar o acesso à 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, como se de um campeonato ganho se tratasse...temos de dar desconto, como não ganham nada há 10 anos, têm de aproveitar o que lhes aparece!

    Aproveitem, que a benesse que o SPORTING vos deu este ano dificilmente se repetirá!

    |

    sábado, maio 08, 2004

    GRANDES PROFISSIONAIS!

    Camacho, mostrou-se desagradado com a atitude de alguns jogadores durante o treino de sábado em que os jogadores tinham apenas de passar a bola à mão uns aos outros, ao estilo do râguebi ( para o qual talvez tenham mais jeito...); picardias entre Simão Sabrosa, Sokota e João Pereira levaram o técnico a terminar com o treino, quando iam decorridos apenas 15 minutos.

    "É algo que os jogadores têm de ter na cabeça. Têm de entrar em campo não apenas para fazer as coisas bonitas, mas sim para trabalhar em prol da equipa. Isso sim é o mais importante", disse o técnico espanhol.

    Ridículo!

    Realmente para alguém como Camacho que está habituado a ambientes de grande profissionalismo treinar a equipa que tem deve ser muito frustrante!

    |

    UMA PEQUENA RECTIFICAÇÃO



    Gostaria de passar para post um comentário feito pelo Vermelho àquilo que escrevi sobre o Maniche ter sido apanhado a conduzir com álcool no sangue.

    Diz ele:

    Depois admiram-se os "lagartos" de terem as piores performances, seja em actividade desportiva (zero), seja na actividade das "claques" (vulgo inssurras)... Tão sempre a olhar e dizer mal dos outros e não olham prá verguilha...(vejam lá o que aconteceu ao R.Jorge, foi da renite,...deixem-nos rir)

    Vermelho | 07-05-2004 18:21:08


    Respondo-lhe e esclareço-o do seguinte modo:

    Piores performances?

    ó Vermelhinho há quanto anos não ganha o vosso clube nada?

    Nós, nos últimos 4 anos fomos 2 vezes Campeões Nacionais, ganhámos 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça!

    Vendemos o Ronaldo SÓ ao Manchester United, o Viana SÓ ao Newcastle e o Quaresma SÓ ao Barcelona! Acrescente-se que os 3 são produtos da nossa formação!

    Temos um centro de estágio ACABADO há já algum tempo e que é só o melhor do país, aliás onde a selecção nacional vai estagiar para o Euro 2004.

    Fomos o primeiro clube dos 3 grandes (?) a acabar o estádio, o qual seria feito mesmo que não houvesse Euro, já que não fomos abutres oportunistas à espera dos financiamentos do Estado.

    Ah, e não temos nenhum ex-presidente nosso na prisão!

    E não andámos a lamber as botas do PSD para beneficiar de perdões fiscais!

    Chega?

    |

    CONTRATAÇÕES

    No JOGO interessante artigo de reflexão:

    A CONTRATAR

    Defesa-central
    A provável saída de Facundo Quiroga obriga os responsáveis "leoninos" a procurar uma alternativa no mercado. Com Beto e Polga em bom nível, deverá tratar-se de um jovem com margem de progressão.

    Lateral-direito?
    Caso se confirme o empréstimo de Mário Sérgio, Miguel Garcia torna-se o único jogador disponível para o lugar. Se assim for, o Sporting deverá contratar outro jogador para o lado direito da defesa.

    Lateral-esquerdo?
    Com a possibilidade de ceder Paíto, os "leões" necessitam de uma alternativa ao experiente Rui Jorge. Uma eventual solução interna (nova aposta na formação) não será de descartar.

    Médio-ofensivo
    Com ou sem João Pinto, a contratação de um verdadeiro "camisola 10" é uma prioridade absoluta da SAD "leonina". Espera-se, para esta posição, a grande aposta dos responsáveis verde e brancos.

    Ponta-de-lança
    O fraco registo goleador de Silva na presente temporada e a eventual saída de Lourenço antecipam a necessidade de procurar no mercado um atleta com uma característica preciosa: alma de matador.


    Proponho:

    Lateral direito - o regresso de César Prates;
    Central - aposta num jovem;
    Lateral esquerdo - Rossato;
    Médio-ofensivo - Danny ( ou um craque, se houver dinheiro);
    Ponta-de-lança: Adriano.

    Mais o Nuno Assis e o Douala!

    |

    ADEUS, GRANDE PROFISSIONAL!



    PAULO BENTO realiza amanhã o último jogo oficial com a camisola do Sporting. A despedida do médio de cobertura, que representou 35 vezes a equipa das quinas, ocorre frente ao V. Guimarães, clube por si defendido durante três épocas, entre 91/92 e 93/94.

    |

    AINDA FERNANDO SANTOS

    FERNANDO SANTOS afirma que numa perspectiva de futuro, entende que toda a estrutura tem de reflectir e criar condições para que na próxima temporada não se repita o insucesso.

    E que tal uma dessas condições ser ele não ficar no SPORTING na próxima época?

    |

    O CERCO APERTA-SE

    Pinto da Costa, será chamado em breve para depor no âmbito da operação «Apito Dourado» e das investigações sobre os negócios entre o ex-presidente da câmara do Porto, Nuno Cardoso, e o clube das Antas, noticia o semanário Expresso.

    Eles andam aí...

    |

    sexta-feira, maio 07, 2004

    AH LEÃO!

    O JOGO noticia que Emerson Leão, treinador brasileiro rescindiu anteontem com o Santos - clube onde os encarnados asseguraram Paulo Almeida e Alcides -, reúne as qualidades exigidas na Luz.

    Eh eh os lampiões bem falam mas na realidade adoram contratar LEÕES!

    |

    BYE BYE!

    Agradeço o seu empenho mas por mim digo adeus a:

    - Quiroga;
    - Rui Bento;
    - João Pinto;
    - Clayton;
    - Paulo Bento ( este com muita pena: GRANDE PROFISSIONAL!);
    - Silva ou Lourenço.

    |

    DÊEM-LHES MAIS OPORTUNIDADES!

    Os médios Diogo ( Alverca ), Luís Filipe ( Leiria ) e o avançado Paulo Sérgio ( Académica ) foram convocados pelo Sporting para integrarem a digressão do clube aos EUA.

    O trio, que está emprestado a clubes da SuperLiga, terá assim oportunidade para mostrar o seu valor!

    |

    ACHA?



    Fernando Santos, admitiu esta sexta-feira, durante uma conferência de imprensa, que a equipa «não fez uma boa época». Contudo, o treinador leonino referiu que não existem razões para que o seu cargo seja posto em causa.

    Pois eu, e muitos sportinguistas achamos que sim! Mas esse senhor pensa que está a treinar o Estrela da Amadora ou o Benfica, onde não ganhar nada numa época é normal?

    |

    MAIS UM!



    O médio do FC Porto Maniche acusou nesta madrugada de sexta-feira 1,17 g/l de álcool no sangue, informou uma fonte da Brigada de Trânsito da GNR.

    A infracção do jogador aconteceu já fora dos dois dias de folga concedidos pelo FC Porto ao plantel, após a qualificação para a final da Liga dos Campeões ( !!). Serão hábitos dos tempos em que jogava no Benfica?

    Junte-se a Zahovic e inscrevam-se nos AA!

    |

    AINDA SOBRE JVP!

    Aproveito o excelente comentário deixado pelo JC para falar novamente de JVP.

    Também eu não ponho em causa o profissionalismo do jogador mas que se podia ter empenhado mais nestes anos que jogou no SPORTING, é um facto!

    Efectivamente, poucos se lembrarão que no Verão de 1993 esse jogador recebeu do SPORTING muito dinheirinho e depois voltou para os lampiões, quando Jorge de Brito o foi buscar a Torremolinos, onde Sousa Cintra o tinha escondido.

    O SPORTING sempre lhe pagou a tempo e horas até quando não podia jogar como consequência da sua atitude menos nobre na selecção, tendo-lhe mesmo dado apoio jurídico. O que é que o nosso SPORTING lhe deve posto isto? NADA!

    |

    ESTÁ TUDO DITO!

    Leiam o que saiu no DN:

    O autarca de Gondomar, Valentim Loureiro, e o ex-presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (CA da FPF), Pinto de Sousa, foram impedidos pela juíza Ana Cláudia Nogueira de comunicar por qualquer meio com o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, na sequência do processo «Apito Dourado».

    A juíza pode ter entendido que, sobre o tráfico de influências, pode estar no outro lado também um pólo de ilicitude [Pinto da Costa].

    Tudo bons rapazes, muito honestos! Se não houvesse indícios fortes de tramóias e de cumplicidades entre os 3, a juíza não decretaria tal medida!

    É o chamado Polvo à Moda do Futebol Português!

    |

    AFINAL

    Afinal parece que os mentecaptos não andam só pela Juve Leo.

    Leiam esta notícia:

    Um homem apresentou anteontem queixa contra quatro indivíduos, na esquadra da PSP de Alfragide, a quem acusa de o terem perseguido até junto da Estação da CP de Benfica, onde foi agredido e roubado. O queixoso refere que toda esta situação foi despoletada porque os agressores não terão gostado de ver um cachecol do Sporting a enfeitar o carrinho que usou para transportar a filha, uma bebé de três meses

    |

    FINAL DE ÉPOCA!

    O Sporting joga domingo em Guimarães, às 16 horas, regressa a Lisboa no mesmo dia, há folga na segunda-feira, e no dia seguinte, cerca das 11 horas, parte para os Estados Unidos da América, país onde realizará quatro jogos particulares, um na Costa Oeste (San José, estado da Califórnia), e os outros três na Costa Leste (estados de Rhode Island e Massachusetts), estando a chegada a Lisboa marcada para o dia 25, de manhã.

    |

    quinta-feira, maio 06, 2004

    AINDA MELHOR!

    Esta ainda é melhor:

    Fontes próximas do jogador garantem a Record que também o FC Porto está atento ao desenrolar dos acontecimentos. Dadas as péssimas relações entre Sporting e dragões, Pinto da Costa não desdenharia a contratação do que foi um dos principais símbolos da conquista do campeonato pelos leões em 2001/2002. Mas João Pinto prefere viver em Lisboa...

    Adoraria ver João Pinto a jogar no FCP, o tal clube que sempre criticou JVP por este simular faltas e grandes penalidades. Mas a ideia talvez seja que ele depois de terminar a carreira faça uma dupla técnica com o seu amigo Paulinho Santos! Por outro lado, sempre ouvi dizer que o JVP até é adepto do FCP desde pequeno, logo estaria como peixinho na água...

    Uma coisa é certa, eu não quero, enquanto adepto e sócio do SPORTING esse senhor a jogar mais no meu clube; no entanto, no lugar da SAD eu não lhe apresentaria uma proposta de renovação por 1 ano com uma redução de 75% no ordenado mas dir-lhe-ia clara e simplesmente que não queria renovar com ele!

    |

    LAR DA TERCEIRA IDADE NA SEGUNDA CIRCULAR

    Aceitam-se inscrições para 2004/05!

    Já inscritos:

    Hélder, Fyssas, Zahovic, Rui Costa, Larson, João Pinto...

    |

    POR FAVOR FIQUEM COM ELE!

    Peço aos lampiões que fiquem com o JVP, que nós ficamos com a Marisa Cruz!

    |

    BOA VIAGEM!

    Segundo o Record, o destino de João Pinto, caso não chegue a acordo com o Sporting, poderá ser o Benfica. Agora, com José Veiga (empresário do jogador) de malas aviadas para a SAD encarnada, o negócio está mais fácil.

    Pode ser que assim volte a ser um bom jogador, na opinião dos lampiões, já que segundo estes, quando veio para Alvalade passou a ser insultado e considerado um mau jogador por quem antes o aplaudia! Quem me conhece, sabe que nunca engoli muito bem a ideia dele usar a camisola do meu SPORTING! Mas ao menos, nós os SPORTINGUISTAS somos coerentes!

    |

    quarta-feira, maio 05, 2004

    OBRIGADO COLINA!

    Abençoado Colina que não viu a agressão de Nuno Valente a um jogador do Corunha e que daria origem a um penalty. Tal como em Manchester, em que um golo limpo que daria o 2-0, foi invalidado sem qualquer motivo, o FCP apesar da sua qualidade deve estar muito, muito agradecido aos senhores árbitros!

    |

    O MEU SPORTING 2004/05

    Treinador: José Peseiro ( ou Casemiro Mior )

    ONZE-BASE

    Ricardo

    Miguel Garcia - Beto - Polga - Rossato

    Custódio

    Rochemback - Danny - Nuno Assis

    Liedson - Adriano

    |

    BIMBALHADA

    Não sabem festejar as vitórias do seu clube sem mencionar pejorativamente Lisboa e os seus clubes mais representativos!

    Por mais que ganhem no futebol nunca mais perdem o complexo de inferioridade!

    |

    terça-feira, maio 04, 2004

    MAS QUE M**** É ESTA?

    " Gooooooooolo do Benfica

    O presidente portista, soube ainda Record, estava a viver o rescaldo de uma jornada futebolística nacional que o fez dar um salto de alegria. Pela primeira vez na sua vida (que caminha para os 67 anos), Jorge Nuno Pinto da Costa festejou um golo do Benfica numa competição portuguesa, como aconteceu quando Geovanni disparou de longe e bateu Ricardo, quase ao soar do "gong" do "derby" lisboeta disputado domingo.

    Se não tivéssemos visto esta semana uma foto, inserta num diário galego, de uma galinha com quatro patas e duas cloacas, talvez tal nos espantasse tanto como o leão a comer palha dentro de uma jaula que um dia surpreendeu um conhecido árbitro no antigo Estádio de Alvalade.

    E esta é uma estória também fenomenal e, por isso, aqui fica o registo do dia em que o dragão-mor saltou do sofá para comemorar um golo do Benfica. Porque será?

    Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS. CORUNHA "


    O homem tem todo o direito de festejar o que muito bem entender mas um golo do Benfica??????

    |

    AS VERDADES DEVEM SER DITAS!



    Parabéns FC Porto por tão bem representar o futebol português.

    É obra: duas finais europeias consecutivas!

    |

    ACHO BEM!

    O avançado João Pinto deverá sair do Sporting no final desta época, noticia a edição de terça-feira do jornal desportivo A Bola.

    O jogador não terá aceite a proposta de renovação do contrato apresentada pelo clube e que reduz em cerca de 50% o seu actual vencimento.

    Ao que O JOGO apurou, José Peseiro, actual adjunto de Carlos Queiroz no Real Madrid, está nas cogitações do Conselho de Administração da Sporting, SAD para suceder ao engenheiro, cuja posição no clube se encontra francamente debilitada.

    Saia um ( JVP ), até pelo que escrevi num post anterior e venha o outro ( Peseiro ), um técnico da nova geração, aguerrido, ambicioso, metódico e disciplinador!

    Paguem a indemnização a Fernando Santos e bye bye!

    |

    segunda-feira, maio 03, 2004

    RECADO

    Porque já me está a irritar e a enjoar um certo pretensiosismo e triunfalismo dos lampiões gostaria de lembrar o seguinte:

    Dois remates, um golo! Vitória merecida? Poupem-nos!

    E já agora, não sendo faccioso como vocês, lampiões, que só criticam o Ricardo, se calhar por ele vos ter recusado ( e bem, continuo a dizer ), reconheço que o Moreira é um bom guarda-redes mas a análise e os comentários às defesas que ontem fez são um perfeito exagero! Se calhar, à comunicação social afecta aos lampiões interessa promovê-lo...lá saberão porquê!

    |

    TRISTE FUTEBOL PORTUGUÊS!

    V.Guimarães-SPORTING à porta fechada! Sem comentários!

    |

    PROVOCADORES (?)

    A ser verdade a nova versão dos factos, da mesma forma que condeno a atitude de alguns elementos da Juve Leo, também não posso deixar de condenar os jogadores Argel e Zahovic por alegadamente terem provocado a claque em questão. Mas que profissionais são estes que adoptam estas atitudes?

    E não me surpreende que seja verdade, já que ambos são reincidentes em comportamentos impróprios...não é senhor Zahovic, o tal que tem um processo em tribunal por conduzir embriagado! Deitam gasolina para a fogueira, por isso não se queixem se se queimarem...

    Eis o que diz o comunicado da dita claque:

    a) Todos os espectadores presentes no Topo Sul do Estádio se aperceberam, durante o aquecimento dos jogadores suplentes do SLB, dos constantes insultos e provocações, quer gestuais, quer mesmo com "bocas" e cuspidelas feitos por Zahovic e Argel;

    b) Estes factos, vistos por quem assistia ao jogo no Topo Sul podem ser comprovados pelos "Stewards" que serviam de 1ª linha de protecção à JUVENTUDE LEONINA:

    c) Ao comprovar estes factos serve a reacção dos próprios jogadores suplentes do SLB que, após o golo, se viraram para a nossa claque repetindo os gestos insultuosos e as provocações.

    |

    DIAS DA CUNHA

    Um humilde conselho a Dias da Cunha:

    - pare de falar no sistema, creio que a mensagem está passada à opinião pública, não vale a pena estar sempre a bater na mesma tecla. Repense a sério a relação do clube com as claques e o apoio que lhes dá, em vez de protocolos para inglês ver, e sobretudo faça uma profunda reflexão sobre o que de mau se passou este ano na equipa principal de futebol. Não descredibilize as denúncias que tem feito, usando e abusando delas!

    |

    CLAQUES

    Seguindo a sugestão aqui deixada pelo Santola Verde retirou-se o link de "AS NOSSAS CLAQUES", pelo menos durante um determinado período, até se apurarem responsabilidades.

    |

    IMBECIS

    Mas será que temos de continuar a aturar alguns imbecis da JUVE LEO, inclusivé alguns com responsabilidade na claque?

    Só prejudicam a equipa quando expressam nos estádios portugueses as suas frustrações e recalcamentos pessoais...

    Tenham sido provocados ou não pelos suplentes do Benfica, aquando do golo, e que estavam a aquecer atrás da baliza junto à claque, não há desculpa!

    CHEGA!

    |

    domingo, maio 02, 2004

    DESABAFOS

    Só mais uns desabafos com a cabeça quase, quase fria:

    - a exemplo do que Mourinho fez, construam uma equipa com jogadores vindos de clubes de menor dimensão, mas mais motivados, ambiciosos e trabalhadores ( Rossato, Pepe, Adriano, Nuno Assis,...);
    - não renovem o contrato com João Pinto já que desde que a sua vida pessoal descarrilou e desde o castigo do Mundial de 2002, JVP já era;
    - Silva e Lourenço, bons pontas de lança para um Boavista, um Braga ou um Belenenses;
    - quanto ao treinador deixo mais uma vez as minhas preferências: Casemiro Mior, José Peseiro, Camacho ( por que não? ), Victor Fernandez ( ex-Celta Vigo, actualmente no Bétis )...

    |

    SPORTING 0 - Lampiões 1



    Acabado de chegar de Alvalade tenho poucos comentários a fazer:

    - falta classe à nossa equipa;
    - onde estão os nossos pontas de lança, a sério? Desde Jardel que não temos...
    - alguns jogadores estão claramente em final de carreira e não aguentam 1 jogo completo;
    - não existe fio de jogo na nossa equipa;
    - temos alguns verdadeiros anormais na claque Juve Leo, que só prejudicam o nosso clube com os seus comportamentos primários e que são uma vergonha ;
    - Camacho ganhou a Fernando Santos no jogo das substituições;
    - o Benfica ganhou o jogo por mera sorte;
    - o Sporting desperdiçou muitas oportunidades na primeira parte;
    - Fernando Santos não deverá continuar como nosso treinador na próxima época, já que precisamos de alguém mais audaz, mais perspicaz, mais disciplinador e mais aguerrido...

    E já agora: bye bye Liga dos Campeões!

    |

    DIA DE SPORTING-Benfica!



    Hoje quero destacar dois grandes Atletas e Profissionais, que vão estar no derby e que vão fazer grandes exibições!

    Para além disso, um tem o grande mérito de ter deixado o fcporto para vir para o SPORTING; o outro, tem o grande mérito de ter dito não ao benfica e de ter preferido ALVALADE!

    |

    sábado, maio 01, 2004

    POEMA AOS ENGANADOS!

    Tal como a águia sofria
    Também ela tinha a ASA murcha
    Cada vez que o Benfica perdia
    Só pensava: no dedo, chucha, chucha!

    O Pinto da Costa queria ser o primeiro
    Mas só à custa do famoso sistema
    Tal como para o FERNANDO MONTEIRO
    Não ser do Sporting era um problema

    Com o seu complexo de inferioridade
    Para ganharem nem que seja de qualquer maneira
    Adivinham de que cidade, gostava na realidade
    De ser o JOSÉ DA SILVA PEREIRA?

    |

    MUITO BEM!

    A Sporting, SAD recebeu sexta-feira à tarde a notificação da UEFA aceitando a candidatura às provas europeias da próxima temporada. Os clubes potenciais concorrentes foram obrigados, pela primeira vez, a apresentar este processo de candidatura.

    A candidatura às provas da UEFA é um processo complexo no qual os clubes têm que corresponder a um conjunto multifacetado de exigências para poder participar nas provas europeias

    |

    BOA GESTÃO!

    A Sporting, SAD registou um resultado positivo de 161 mil euros (cerca de 32 mil contos) no semestre entre 1 de Agosto de 2003 e 31 de Janeiro de 2004, segundo informação do Conselho de Administração da Sociedade.

    |

    NÃO!

    Fernando Santos:

    "Têm é de se preocupar em jogar aquilo que sabem, ser uma equipa determinada, concentrada e disponível, durante todo o tempo de jogo, para comer a relva se for preciso."

    Não façam isso, joguem apenas e só bom futebol como sabem...e deixem a relva para os lampiões!

    |

    JÁ COMEÇOU...

    A PJ está a investigar Pinto da Costa, no âmbito do processo «Apito Dourado», por suspeitas de favorecimento na Câmara do Porto.

    |