terça-feira, setembro 21, 2004

Porque o tema infelizmente continua actual, volto a publicar algo que aqui escrevi há 4 meses!

A GESTÃO DO NOSSO CLUBE

Reflexões de um adepto leonino

Incidindo a minha análise sobre a área do futebol, nomeadamente a equipa profissional sénior, parece-me que a Administração se debate com um dilema.

Tal como o nosso governo, tem uma de duas opções:
- equilibrar as contas e melhorar a saúde económico-financeira, não podendo assim realizar grande investimento por forma a não gerar mais custos;
- investir em qualidade, gerando maior despesa, por forma a melhorar a capacidade competitiva, apliando assim o campo de probabilidade de mais vitórias e sucessos desportivos.

A primeira opção apresenta menores riscos mas também garante menos sucesso; a segunda é mais audaz mas ao mesmo tempo pode levar o clube a mais sucesso desportivo, logo maior e melhor saúde económico-financeira.Tal como o nosso governo escolheu para o nosso país, também o SPORTING tem optado, tal como o fez na época que agora finda, pela primeira opção, com os resultados que se vêem, ou seja, uma consolidação orçamental com poucos frutos.Alguns poderão argumentar que a segunda opção, sendo mais arriscada poderá ser uma fuga para a frente. Mas não foi isso que o FCP fez nestes últimos anos com evidente retorno? Encaixou, só na Liga dos Campeões, uns milhões de contos, mas obviamente correu riscos assumindo um investimento significativo.Aliás, dinheiro gasto sem retorno é mero custo; dinheiro que garanta retorno é um bom investimento.

O SPORTING deve, na minha opinião, deixar de apostar em Clayton`s, Quiroga's e outros que tais, bem como em treinadores baratinhos mas simpáticos e pouco polémicos...Creio que o clube deve criar para a sua SAD uma estrutura com evidente capacidade de gestão, mesclada com gestores que respirem futebol e que acompanhem a equipa no terreno, no dia-a-dia.

Simultaneamente, deve recrutar um treinador organizado, disciplinador mas não autoritário, frontal, actualizado, que motive a equipa e que ao mesmo tempo preserve, com a cumplicidade dos gestores para o futebol, a estanquicidade e blindagem do balneário, muitas vezes permeável a jornalistas e a polémicas. Deve ser criado um espírito de equipa e de solidez entre a equipa técnica e os gestores, por forma a que o treinador tenha força para se impôr junto do plantel.

Este deve ainda transmitir, clara e objectivamente, aquilo que quer de cada jogador individualmente, mas também do colectivo. Naturalmente, que estes objectivos se devem cruzar com aqueles definidos pela SAD e pelo clube.O plantel deve ser uma mistura de jogadores veteranos consagrados, com jogadores jovens, ambiciosos, de qualidade ( como são Paulo Ferreira, Maciel, Derlei, que eram pouco conhecidos há algum tempo atrás ).

Esses jovens jogadores devem vir da nossa "cantera" mas também de clubes mais modestos, desde que se identifique nesses mesmos jogadores, características que garantam que se integrarão bem no clube e que sejam jogadores ambiciosos e profissionais sérios e honestos.A mística leonina deve ser transmitida por jogadores como Pedro Barbosa, Rui Jorge, Sá Pinto ou Beto, devendo estes promover e preservar um bom ambiente no balneário.

O clube deve ter também certa preocupação em manter uma relação estreita com sócios e adeptos,promovendo iniciativas com alguma regularidade, que levem a tal e que promovam também a aproximação entre adeptos e jogadores.A aposta na formação e a capitalização da magnífica Academia de Alcochete devem continuar a ser fortes apostas do clube, tal como a rentabilização e geração de fontes adicionais de receitas ( merchandising, gameboxes, ...).Afinal, o sucesso poderá estar tão perto de ser alcançado!

Infelizmente, e na minha modesta opinião de apaixonado pelo SPORTING o nosso clube continua a apostar no rumo errado! Até quando?

|